Feira de Santana

Agência Reguladora intensifica fiscalização de Estações de Tratamento de Esgoto

A intensificação da fiscalização, conforme o fiscal de serviços públicos Horácio Amorim, teve início na quarta-feira (07)

08/05/2025 19h42
Agência Reguladora intensifica fiscalização de Estações de Tratamento de Esgoto
Foto: Divulgação- ARFS

A Agência Reguladora de Feira de Santana (ARFES) está intensificando a fiscalização das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) instaladas na cidade para atender às bacias do Jacuípe, Subaé e Pojuca, além de estações compactas instaladas em condomínios.

A intensificação da fiscalização, conforme o fiscal de serviços públicos Horácio Amorim, teve início na quarta-feira (07) e passa a ser uma ação semanal, visando assegurar o funcionamento adequado do sistema e evitar a contaminação dos corpos hídricos.

As Estações de Tratamento de Esgoto são operadas pela Embasa e estão sujeitas à fiscalização, regulamentação, normatização e controle dos serviços do Sistema de Saneamento Básico do Município de Feira de Santana pela Agência Reguladora de Feira de Santana (ARFES).

O primeiro monitoramento ocorreu na Estação Jacuípe II, no bairro Nova Esperança, e contou com as presenças do diretor de Regulação da ARFES, Sérgio Portugal; da secretária de Meio Ambiente, Jaciara Moreira; e da chefe de fiscalização da Semmam, Ana Flávia. Também estiveram presentes técnicos e dirigentes da Embasa, como Ubiratan Cardoso.

Durante a fiscalização, os técnicos da Agência Reguladora observaram algumas das etapas do processo de tratamento e destinação final do esgoto, desde o pré-tratamento, que consiste na separação entre sólidos e líquidos, etapa em que o lixo é retirado do esgoto. O órgão fiscalizador também recebeu, para análise, cópias dos relatórios laboratoriais de exames mensais da qualidade da água da Bacia do Jacuípe II, devolvida aos corpos hídricos pela Embasa logo após o tratamento realizado.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Pacientes do CADH recebem sensor para monitorar glicemia

Pacientes do CADH recebem sensor para monitorar glicemia

Experiência inovadora no SUS está em fase experimental; dispositivos foram fornecidos...
Feira de Santana
Move Day transforma Feira de Santana em palco de saúde, solidariedade e integração

Move Day transforma Feira de Santana em palco de saúde, solidariedade e integração

Com público estimado em mais de mil pessoas, o Move Day UNIFAT se consolida como um marco...
Feira de Santana
Exposição fotográfica faz alerta para preservação das lagoas e nascentes de Feira de Santana

Exposição fotográfica faz alerta para preservação das lagoas e nascentes de Feira de Santana

A exposição reúne registros do repórter fotográfico Edvan Barbosa, que retratam tanto...