Conclave

Grupo de Feira de Santana testemunha fumaça branca e aclamação do novo Papa no Vaticano

O grupo retorna ao Brasil no sábado (10), levando na bagagem histórias emocionantes e a certeza de que participaram de um momento único da história da Igreja.

08/05/2025 20h05
Grupo de Feira de Santana testemunha fumaça branca e aclamação do novo Papa no Vaticano

Em um momento histórico para a Igreja Católica e profundamente emocionante para os católicos de Feira de Santana e da região, o Conclave realizado no Vaticano culminou com a eleição do novo líder espiritual da Igreja: o norte-americano Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV. E um grupo que saiu de Feira de Santana teve o privilégio de viver essa experiência in loco por meio da assessoria da agência Peregrinação Viagens e Turismo.

O empresário Jair Bezerra, diretor da agência, falou ao De Olho na Cidade sobre a emoção de ter participado desse momento marcante.

“Desde o dia 6, quando chegamos a Roma, estivemos diariamente na Praça de São Pedro. Ontem mesmo, algumas pessoas preferiram perder o jantar só para aguardar a fumaça. Não é todo dia que a gente vê a fumaça do Conclave. Foi algo único. A Praça estava repleta de pessoas de várias nacionalidades, todas com o mesmo objetivo: ver o novo Papa”, relatou.

Jair não escondeu a comoção. “Significa muito para mim. Tivemos a oportunidade de visitar o túmulo do Papa Francisco. Emocionante e minha esperança é que o Papa Leão XIV continue o legado de Francisco, um Papa da paz e dos pobres”, completou.

Entre os peregrinos estava também a professora aposentada Juliana Furtado Ribeiro Santos, que expressou sua gratidão pela experiência.

“Essa viagem estava programada desde outubro do ano passado e foi remarcada para abril. Coincidiu com o falecimento do Papa Francisco. Já tínhamos feito a alteração, mas só depois veio a notícia. Foi tudo muito providencial. Estar aqui nesse momento foi realmente uma bênção”, contou Juliana, emocionada.

Ao ser questionada sobre o que mais a marcou, ela não hesitou: “A sensação de estar naquela praça, com aquela multidão, recebendo a bênção papal, foi algo indescritível. Esperamos que o novo Papa seja acolhedor e próximo dos mais humildes”.

Outro depoimento foi o de Maria dos Reis Sales, aposentada natural de Coração de Maria. Ela também esteve em Roma na canonização de Irmã Dulce em 2019 e voltou a viajar com a Peregrinação.

“É uma experiência mágica, única. Deus providenciou tudo. Eu queria ver o Papa Francisco novamente, como vi em 2019. Não foi possível, mas fui agraciada com esse momento de ver a eleição do novo Papa”, afirmou.

Ela também revelou sua torcida por um Papa brasileiro. “Quando nosso cardeal foi descartado, fiquei triste. Mas agora peço ao Espírito Santo que ilumine esse novo Papa, para que ele siga a linha de Francisco: pelos pobres, pelos marginalizados.”

O professor aposentado Mário Leal também acompanhou o grupo e definiu a experiência como um presente de aniversário.

“Me presenteei com essa viagem após fazer 60 anos. Estive em Portugal, na Espanha e, agora, em Roma. Foi uma experiência de fé e de paz. Estar presente na missa de abertura do Conclave e vivenciar esse momento com irmãos de Feira de Santana foi inesquecível.”

Leal relatou que esteve nas Jornadas Mundiais da Juventude e em outras coberturas católicas, mas afirma que o que viveu agora foi diferente.

“Foram momentos de muita emoção, inclusive quando fiquei na praça aguardando a fumaça. Abdicamos de jantar, de descanso, mas valeu cada segundo. Rezei o terço ali mesmo, e quando o Papa foi anunciado, foi impossível conter a emoção. O mundo estava lá”, declarou.

O grupo retorna ao Brasil no sábado (10), levando na bagagem histórias emocionantes e a certeza de que participaram de um momento único da história da Igreja.

*Com informações de Jorge Biancchi, direto de Roma

Comentários

Leia também

Conclave
“Esperava um papa italiano ou um brasileiro”, diz baiana surpresa com nome do novo Papa

“Esperava um papa italiano ou um brasileiro”, diz baiana surpresa com nome do novo Papa

Apesar da surpresa, a baiana demonstrou confiança e fé na escolha feita pelo conclave...
Conclave
Papa Leão XVI celebra a primeira missa na Capela Sistina

Papa Leão XVI celebra a primeira missa na Capela Sistina

Papa Leão XVI celebra a primeira missa na Capela Sistina
Conclave
‘O nome revela o perfil do Papa’: Padre explica o que esperar de Leão XIV

‘O nome revela o perfil do Papa’: Padre explica o que esperar de Leão XIV

Padre Gerson Figueiredo reforçou que a escolha do nome não é casual