Padre Paulo Tarso celebra eleição de Leão XIV: ‘Uma experiência única e histórica no Vaticano’
Segundo padre Paulo, apesar da surpresa com o nome, o novo pontífice representa uma continuidade ao legado de Francisco.
Em plena Praça de São Pedro, no Vaticano, o pároco da Catedral de Senhora Sant’Ana, padre Paulo Tarso, acompanhou de perto a eleição do novo Papa, em uma experiência que classificou como inesquecível. Ao lado de fiéis de Feira de Santana, o sacerdote integra a caravana organizada pela Peregrinação Viagens e Turismo, que vive um momento histórico da Igreja Católica com a escolha de Robert Francis – norte-americano que adotou o nome de Leão XIV como novo pontífice.
Em entrevista ao programa De Olho na Cidade, da Rádio Sociedade News, o padre destacou a importância da vivência em Roma.
“Estar aqui em Roma é uma experiência maravilhosa, em qualquer tempo, em qualquer época. Mas, sobretudo neste momento, onde visitamos as origens da nossa fé, é ainda mais marcante. São dois mil anos de Igreja, dois mil anos de fé. E hoje, 8 de maio de 2025, foi apresentado ao mundo o 267º Papa da história. Isso é um sinal de comunhão, de esperança e de uma Igreja firme e sólida.”
Leão XIV é o primeiro Papa norte-americano da história da Igreja Católica. Segundo padre Paulo, apesar da surpresa com o nome, o novo pontífice representa uma continuidade ao legado de Francisco.
“Ele é norte-americano, mas há muito tempo já vivia aqui em Roma. Foi missionário no Peru, bispo naquele país, e em 2023 nomeado prefeito para a Congregação dos Bispos – uma das mais importantes do Vaticano. Então ele já conhecia bem a Cúria Romana, os bastidores da Igreja. Pelo pouco que já li, ele tem uma linha de pensamento e uma eclesiologia muito próxima da de Francisco. Então acredito, sim, que teremos um pontificado de continuidade”, explicou.
Para o sacerdote, a escolha de um Papa das Américas reforça o caráter universal da Igreja.
“Conversávamos aqui que talvez agora voltasse um Papa italiano. Mas Deus é quem manda Pedro, o pastor. O Espírito Santo conduziu essa escolha. Fala-se muito da nacionalidade, mas o Papa é da Igreja Universal. Ele é para todos, não apenas para um continente.”
O Conclave de 2025 bateu recordes de representatividade internacional, com cardeais de um número inédito de países. Padre Paulo ressaltou a importância disso: “Isso mostra que a Igreja está presente em todos os lugares do mundo, e precisa continuar sendo sinal de unidade e de esperança.”
A entrevista também abordou a crescente participação das mulheres na estrutura da Igreja. Segundo o padre, essa é uma abertura iniciada por Francisco que deve ser mantida por Leão XIV.
“Temos hoje mulheres ocupando cargos importantes. Uma delas é prefeita de uma congregação aqui no Vaticano. Isso nunca havia acontecido antes. Essa janela que Francisco abriu não será e não pode ser fechada. As mulheres devem continuar tendo cada vez mais espaço na vida e na missão da Igreja.”
Padre Paulo Tarso compartilhou a emoção de viver seu primeiro Conclave de forma presencial.
“Eu vivi aqui três anos durante meus estudos, cheguei pouco depois da eleição do Papa Francisco, participei do Ano Santo da Misericórdia, mas essa experiência do Conclave foi única. Só quem viveu sabe o que representa. Toda a caravana está emocionada. Uma pessoa acabou de voltar do Vaticano e veio agradecer por essa oportunidade. É algo que marca para sempre. Estou feliz por viver esse momento e fazer parte dessa história.”
*Com informações de Jorge Biancchi, direto de Roma