Reitor do Santuário de Santo Antônio destaca missão do novo Papa de unir e fortalecer a Igreja
Frei Liomar destacou o sentimento de esperança renovada que tomou conta dos fiéis
O anúncio do novo Papa, Leão XIV, foi recebido com grande emoção pelo reitor do Santuário da Igreja de Santo Antônio, Frei Liomar Pereira. Em entrevista concedida logo após a escolha, Frei Liomar destacou o sentimento de esperança renovada que tomou conta dos fiéis e o papel fundamental que o novo pontífice assumirá na condução da Igreja.
“É uma escolha que nos traz alegria ao coração. Afinal de contas, temos um novo Papa: o Papa Leão XIV, que vem com a importantíssima missão de unir o povo de Deus em torno de Cristo, nos conduzindo e nos confirmando na fé”, declarou Frei Liomar. “Ele nos chama a peregrinar como Igreja da esperança, rumo à Jerusalém Celeste.”
Para o religioso, a primeira mensagem do novo pontífice reforça os valores centrais da fé cristã.
“Papa Leão XIV nos relembra que vai construir pontes a partir do diálogo, da paz e da fraternidade. Nosso coração se enche de gratidão, porque Deus nos deu um novo Papa que nos confirma na fé. É só festa, é só alegria. Vida longa ao Papa Leão XIV!”, celebrou.
Frei Liomar também comentou o clima de expectativa que antecedeu o anúncio, marcado pela morte do Papa Francisco.
“Vivemos sentimentos mistos nestes dias. Com tristeza acolhemos a morte de Papa Francisco, lamentamos sua partida. Mas a Igreja nos convida ao canto de esperança”, disse. “Francisco deixou um legado que continuará ressoando no coração da Igreja, mas agora rezamos e olhamos com fé para o novo Papa que hoje nos foi dado.”
Ao falar sobre o futuro da Igreja sob o pontificado de Leão XIV, Frei Liomar foi enfático sobre os desafios e esperanças.
“Que esse pontificado seja cada vez mais voltado para o fortalecimento da fé e para uma Igreja próxima do povo. Uma Igreja profética, que anuncie com alegria e verdade o Evangelho, e que esteja ao lado dos pobres e dos necessitados – não só materialmente, mas em todas as carências humanas”, refletiu.
O novo Papa pertence à Ordem de Santo Agostinho, e Frei Liomar ressaltou a influência do pensador cristão na espiritualidade do novo líder da Igreja.
“Santo Agostinho nos lembra que todo homem carece de Deus. E a missão da Igreja é justamente essa: levar Deus ao coração de cada pessoa.”
Frei Liomar reforçou a importância da oração neste novo tempo: “Vamos rezar pelo Papa Leão XIV. O mundo precisa de mais Franciscos, de mais Leões XIV, de mais batizados que anunciem a salvação trazida por nosso único e exclusivo Salvador, Jesus Cristo.”
*Com informações de Ednalva Valença