Micareta de Feira poderá acontecer em novembro a partir de 2026
Prefeito infornou que possibilidade será discutida nos próximos dias com os diversos segmentos envolvidos com a festa
A Micareta de Feira de Santana poderá ser realizada no mês de novembro, a partir de 2026. A possibilidade de mudança de data, levantada pelo prefeito José Ronaldo na manhã desta quinta-feira (08), será discutida nos próximos dias com os diversos segmentos envolvidos com a festa.
“A Micareta foi criada por uma razão histórica que todos sabem: acontecia na mesma data do Carnaval e mudou porque choveu, choveu muito, e foi cancelada naquele ano, passando para o mês de abril. Assim, criou-se o primeiro carnaval fora de época do Brasil. Até então, perdurou. Este ano foi de 1º a 4 de maio, porque 18 de abril coincidiu com a Semana Santa, e não faríamos uma Micareta nessa data. Isso foi discutido com os segmentos econômicos da cidade e com pessoas do mundo artístico, que foram as primeiras a me procurarem para tratar desta possibilidade”, afirmou o prefeito.
De acordo com o gestor do executivo municipal, a proposta de mudança da data se baseia na frequência de chuvas e na possibilidade de garantir maior organização financeira e administrativa para o evento.
“Coloquei novembro como um ponto de partida. Acho uma boa data, mas não escolho essa data sozinho, vamos debater. Em novembro, há tempo da prefeitura respirar um pouco, continuar realizando outras festas, como o São João e o São Pedro, por exemplo, mas com capacidade de planejar e realizar uma festa cada vez melhor”, pontuou.
Ronaldo destacou ainda que a decisão final sobre a nova data deve ser tomada até julho deste ano. “Eu preciso ter uma empresa contratada pela prefeitura para buscar patrocínios para 2026, 2027 e 2028. Não podemos mais fazer isso faltando 30 dias para uma festa”, disse.
José Ronaldo reforçou que a Prefeitura já contratou uma empresa para captar patrocinadores para a festa de 2026, mas quer abrir uma licitação mais ampla, abrangendo também os anos de 2027 e 2028.
“Queremos dar tempo suficiente para que empresas de todo o país — São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Brasília — possam se organizar e apresentar propostas para financiar essas festas. Queremos profissionalizar a Micareta e outras celebrações.”
Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, a proposta de mudança de data é bem-vinda e deve ser avaliada com responsabilidade.
“Temos a oportunidade de ampliar o alcance da Micareta, tornar a festa ainda mais atrativa e consolidar Feira como um dos grandes polos de eventos do Brasil. Novembro oferece uma janela estratégica no calendário, com menos concorrência de grandes festas e mais possibilidade de atrair turistas e patrocinadores”, afirmou.
A Micareta de Feira 2025 se encerrou na última segunda-feira (05), com o tradicional Arrastão. Antes disso, foram quatro dias oficiais de festa, além da histórica e inédita pré-abertura do evento, que ocorreu na quarta-feira (30), com apresentações de BaianaSystem e Rachel Reis, na Praça da Matriz. Mais de um milhão de foliões participaram da folia feirense ao longo dos dias de evento.
O prefeito também convidou a população para participar do debate: “Quero pedir que a sociedade de Feira emita sua opinião até o dia 30 de julho”, afirmou, incentivando o envio de sugestões para os canais oficiais da Prefeitura e da Secretaria de Comunicação.
*Com informações do repórter Rafael Marques