“Esperamos que a fumaça branca saia hoje”, dizem baianos no Vaticano
Enquanto a fumaça branca não aparece, a fé se renova a cada minuto entre brasileiros e fiéis de todas as partes do mundo que ocupam a Praça de São Pedro
Direto da Praça de São Pedro, no Vaticano, Jorge Biancchi segue acompanhando de perto o segundo dia do Conclave que decidirá o novo Papa da Igreja Católica. Nesta manhã de quinta-feira (8), uma nova fumaça preta subiu da chaminé da Capela Sistina, indicando que ainda não houve consenso entre os cardeais eleitores.
Apesar disso, a esperança segue viva entre os fiéis que lotam a praça. Entre eles, está o baiano Vangivaldo Avelar, de Vitória da Conquista, que demonstrou emoção ao comentar o momento.
“É uma emoção muito grande. Estamos vivendo um momento único na nossa Igreja. A expectativa é grande, e o coração fala que sim, que a fumaça branca pode sair ainda hoje”, disse.
Vangivaldo, que trabalha com turismo religioso católico, está em Roma acompanhado de um grupo de fiéis. A viagem fazia parte de um roteiro que incluiu o Egito e a Jordânia, e a presença no Vaticano durante o Conclave foi uma feliz coincidência.
“Foi um presente. Estávamos com um grupo em peregrinação e coincidiu de vivenciarmos esse momento aqui. Depois daqui voltamos para São Paulo”, explicou.
Ao lado do marido, Iraí Avelar também compartilha do sentimento de emoção e fé. Ela também atua no setor de turismo religioso e destacou o significado pessoal de presenciar o processo de escolha do novo pontífice.
“O coração está ansioso. É um momento único na vida da gente. Estamos na expectativa pelo novo Papa, e acreditamos que a fumaça branca pode sair ainda hoje”, afirmou.
Emocionada, Vangivaldo lembrou ainda do vínculo afetivo com a Bahia, mesmo residindo atualmente em São Paulo:
“Moro em São Paulo, mas não deixo minha terra nunca. Está no nosso coração. Um beijo ao nosso povo da Bahia, especialmente a Vitória da Conquista.”
*Com informações de Jorge Biancchi, direto de Roma