Bahia reforça liderança no turismo nacional em seminário com prefeitos e gestores em Feira de Santana
O seminário também serve como ponto de partida para integrar os novos prefeitos e secretários municipais eleitos
Feira de Santana sediou, na manhã desta quarta-feira (7), a segunda edição do Seminário de Gestão de Turismo da Bahia, reunindo representantes dos 417 municípios baianos. O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), foi realizado no novo Centro de Convenções da cidade e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar, e do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo.
O governador destacou a força da Bahia como principal destino turístico do país e reforçou o compromisso do governo com a estruturação e integração das 13 zonas turísticas do estado.
“A Bahia tem uma diversidade imensa: praias, chapadas, turismo religioso, de negócios, observação de pássaros. Nosso litoral é dos mais extensos do Brasil e estamos estruturando isso com logística, capacitação de mão de obra, estradas, segurança e parcerias com bancos e com a iniciativa privada. É um arranjo forte e estratégico para fortalecer o setor”, disse Jerônimo Rodrigues.
O seminário tem como um dos focos principais a articulação entre as prefeituras e o Governo do Estado para fortalecer a atuação do turismo em cada região. O secretário Maurício Bacellar destacou o caráter transversal da atividade turística e a importância da cooperação entre os entes federados, iniciativa privada e sociedade civil.
“O turismo exige que as três esferas de poder, o empresariado e a sociedade civil organizada estejam juntos. Hoje reunimos os gestores de turismo de todos os municípios baianos para sensibilizá-los quanto às competências municipais que influenciam diretamente o setor. Também estamos coordenando ações conjuntas para que a Bahia mantenha a sua liderança no turismo brasileiro”, afirmou Bacellar.
O secretário ressaltou os investimentos recentes do Governo do Estado na cidade, como o novo Centro de Convenções — palco do seminário — e os avanços no aeroporto local, fundamentais para consolidar o turismo de negócios, uma das vocações do município.
“Feira de Santana é um grande polo turístico. O governador acaba de anunciar investimentos no aeroporto, que se somam ao Centro de Convenções construído pelo Governo do Estado. São equipamentos fundamentais que incrementam o fluxo turístico. Cidades na Bahia e no Brasil inteiro lutam para ter o que Feira já tem, e isso mostra o olhar especial do Governo do Estado para o município”, declarou Bacellar.
Além da infraestrutura, o secretário também destacou os investimentos em áreas culturais e históricas da cidade, como a recuperação da Igreja Senhor dos Passos e o apoio à Micareta.
“Não esquecemos do patrimônio arquitetônico, cultural e natural de Feira. A Micareta, por exemplo, foi objeto de uma pesquisa que mapeou a origem dos turistas, o tempo de permanência e o gasto médio. Esses dados são estratégicos para ações futuras, tanto em Feira quanto em toda a zona turística Caminhos do Sertão”, pontuou.
Presente na solenidade, o prefeito José Ronaldo destacou a importância do turismo de negócios para a cidade e elogiou a realização do evento em Feira.
“Feira de Santana é uma cidade diferenciada. O turismo aqui é, sobretudo, de negócios. As pessoas vêm para realizar atividades comerciais e movimentam nossa hotelaria, bufês e restaurantes. É uma cidade que tem força econômica e potencial turístico. Fiquei feliz pelo convite do secretário Maurício Bacellar e por rever tantas lideranças do interior da Bahia”, afirmou José Ronaldo.
O seminário também serve como ponto de partida para integrar os novos prefeitos e secretários municipais eleitos, criando uma rede de articulação entre as gestões locais e o Governo da Bahia. O governador Jerônimo ressaltou ainda a conexão com o governo federal para fortalecer o setor:
“Nosso objetivo é que haja um ponto focal em cada município que articule com a força do Estado. Queremos dividir essa responsabilidade com o presidente Lula e garantir que o turismo siga sendo vetor de desenvolvimento social e econômico para toda a Bahia.”
*Com informações dos repórteres Matheus Gabriel e Rafael Marques