Taxistas pedem apoio para a categoria na Câmara de Feira de Santana
Também foi reivindicado a criação de um aplicativo exclusivo para os taxistas, com apoio da Prefeitura
Durante a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira (7), o ex-vereador, Otávio Joel de Araújo, usou o espaço para denunciar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais e cobrar ações mais efetivas do poder público. Joel pediu apoio aos vereadores diante do avanço dos aplicativos de transporte e da falta de políticas públicas de valorização dos taxistas.
“Nós viemos aqui solicitar o apoio dos vereadores em relação às dificuldades que os taxistas estão passando em Feira de Santana. O Uber chegou e não tem controle. Nenhuma cidade do país conseguiu controlar”, desabafou Joel, questionando a ausência de regulamentação mais rígida para os aplicativos.
Segundo ele, a categoria está em risco de desaparecer. “Essa classe está quase em extinção. Tem dia que o taxista faz duas ou três corridas apenas. Precisamos defender essa categoria”, alertou. Joel também reivindicou a criação de um aplicativo exclusivo para os taxistas, com apoio da Prefeitura. “O prefeito disse que está analisando, mas estamos esperando. Precisamos também de investimento em propaganda desse aplicativo.”
Outro ponto abordado foi a preocupação com a perda de pontos de táxi, sobretudo após a requalificação do centro da cidade.
“A reforma ficou bonita, mas nós perdemos pontos, nós temos que lutar por isso”, disse Joel.
Joel também utilizou a tribuna para denunciar problemas enfrentados pelos servidores públicos estaduais com o Planserv – plano de saúde dos funcionários públicos.
“Sou aposentado e servidor público. O Planserv está à beira do colapso. Tem funcionário público que vai precisar pagar até R$ 2 mil por mês em plano particular se isso continuar assim. Estão querendo privatizar tudo”, alertou. Ele ainda convidou os vereadores e servidores para a audiência pública sobre o tema, marcada para o dia 27 de maio, às 10h, na Assembleia Legislativa da Bahia.
O presidente da Câmara, vereador Marcos Lima, manifestou apoio ao ex-vereador e disse estar tentando uma agenda com a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.
“Estamos marcando uma audiência para esta semana, e vamos levar todas essas reivindicações. Sabemos da dificuldade que o Planserv enfrenta e, se continuar assim, vai acabar.”
Já o vereador Edvaldo Lima esclareceu que o projeto que trata dos aplicativos de transporte está sendo ajustado para não prejudicar os taxistas.
“Eu fui taxista, sei das dificuldades. O projeto está sendo reformulado para atender tanto os taxistas quanto os motoristas de aplicativo. A ideia agora é criar pontos distintos para evitar conflito”, explicou.
O vereador Zé Carneiro defendeu o cadastramento obrigatório dos motoristas de aplicativo pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
“Hoje, qualquer pessoa pode vir de outra cidade, se cadastrar em um aplicativo e rodar aqui, sem a gente saber quem é. É preciso um cadastro local para dar mais segurança”, afirmou, revelando que já está em diálogo com o secretário Sérgio Carneiro sobre o tema.
Por fim, o vereador Galeguinho do Spa, autor do projeto que gerou debate entre as categorias, confirmou que foi feito um substitutivo.
“Em nenhum momento quisemos prejudicar os taxistas. Encaminhamos uma nova proposta à Secretaria de Mobilidade Urbana, com a criação de vagas específicas, sem impactar negativamente a categoria.”