Brasileiros vivem a emoção do Conclave em Roma: “É algo marcante na história mundial”
Entre os milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro, nordestinos celebram o momento histórico e relatam suas impressões sobre segurança e espiritualidade.
Direto da Praça de São Pedro, em Roma, a movimentação começou cedo com a celebração da Missa Pro Eligendo Pontifice, que marca oficialmente a abertura do Conclave. A cerimônia, que começou por volta das 5h (horário de Brasília), antecede a primeira votação para escolha do sucessor do Papa Francisco, prevista para acontecer durante a tarde.
No meio da multidão de fiéis do mundo inteiro, brasileiros marcam presença — especialmente do Nordeste. É o caso de Rodrigo Morais, delegado de polícia da Paraíba, que se emocionou com a oportunidade de participar deste momento raro da Igreja Católica.
“É um evento incrível, que poucas gerações têm a oportunidade de presenciar. A gente comprou essa viagem há um ano e nunca imaginava que estaria aqui, exatamente neste momento, vivendo algo tão marcante na história mundial”, afirmou Rodrigo.
Rodrigo também comentou sobre a segurança na capital italiana, fazendo um paralelo com sua experiência profissional no Brasil.
“A gente que é do Nordeste sabe como a violência cresceu na última década. Quando chegamos à Europa, ficamos impressionados com a liberdade de andar na rua, com o celular na mão. É admirável, e a gente torce para que nossa região um dia chegue perto disso aqui.”
O médico Daniel Miranda, veio de Natal, no Rio Grande do Norte, para acompanhar de perto o Conclave.
“É a minha primeira vez aqui e está sendo uma experiência fantástica. É algo muito importante para o mundo e para mim, pessoalmente”, destacou.
A celebração desta manhã é aberta ao público, embora os cardeais tenham assentos reservados na frente dos fiéis. Após a missa, os religiosos seguem em procissão até a Capela Sistina, entoando o hino Veni Creator para invocar o Espírito Santo. Lá, fazem o juramento de sigilo absoluto e iniciam oficialmente o processo de votação.
A expectativa é de que o nome do novo pontífice seja definido em dois ou três dias. Até lá, os olhos do mundo — e dos brasileiros que acompanham de perto — seguem voltados para o Vaticano.
Direto de Roma, com informações de Jorge Biancchi