Câmara de Feira de Santana reconhece oficialmente a cultura gospel como manifestação cultural
A proposta também autoriza o poder público, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a apoiar, promover e incentivar a realização de eventos culturais gospel.
A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (06), o Projeto de Lei nº 14/2025, de autoria do vereador Ismael Bastos, que reconhece oficialmente a cultura gospel como manifestação cultural no município. A proposta também autoriza o poder público, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a apoiar, promover e incentivar a realização de eventos culturais gospel.
Apesar de ter recebido parecer contrário da Comissão de Educação e Cultura, o parecer foi derrubado em plenário, e o projeto obteve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). A aprovação unânime foi comemorada pelo autor, que utilizou a tribuna para agradecer aos colegas.
“Gostaria de agradecer a esta casa por ter feito justiça em dois momentos: tanto na rejeição do parecer contrário quanto na aprovação do projeto. Agora, a cultura gospel será reconhecida oficialmente e poderá contar com o apoio da Prefeitura em eventos como festivais de música, de coreografia e peças teatrais nas igrejas”, declarou o vereador Ismael Bastos.
Segundo o texto aprovado, a medida visa garantir igualdade no tratamento das manifestações culturais da cidade.
“A Prefeitura banca micareta, São João, cavalgadas e várias festas, e os evangélicos muitas vezes não têm apoio. Agora, com a lei, isso muda. É uma conquista da representatividade”, destacou o parlamentar.
Durante sua fala, Ismael enfatizou ainda a importância da fé para a população. “A fé, o espiritual, para uma grande parte dos feirenses, é o fator mais importante da vida. Não que calçamento de rua ou remédio no posto não sejam importantes, mas o aspecto espiritual também é essencial”, disse.
O projeto agora segue para sanção do Executivo Municipal.