Centro Médico UnexMed reforça atendimento gratuito e prevenção ao câncer em Feira de Santana
Com atendimento gratuito voltado à população do Sistema Único de Saúde (SUS), a iniciativa alia prevenção, diagnóstico e formação acadêmica de novos médicos.
A mastologista e professora do curso de Medicina da Unex, Dra. Vanessa Boeira, destacou os avanços e a importância do cuidado com o câncer no Centro Médico UnexMed, em Feira de Santana. Com atendimento gratuito voltado à população do Sistema Único de Saúde (SUS), a iniciativa alia prevenção, diagnóstico e formação acadêmica de novos médicos.
“Eu sou mastologista, já trabalho com câncer de mama há seis anos com o perfil de pacientes do SUS. Agora, tenho a oportunidade de atuar junto aos estudantes de medicina da Unex, trazendo a Oncologia para mais perto da população e ampliando essa rede de cuidado”, explicou a médica.
A atuação no UnexMed é voltada especialmente para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer, em especial o de mama.
“Os pacientes podem agendar consultas com a apresentação de documentos básicos como comprovante de residência e cartão do SUS. A partir disso, fazemos o primeiro atendimento, focado na prevenção. Nos casos de diagnóstico de câncer, conseguimos dar o direcionamento adequado para a continuidade do tratamento, inclusive com encaminhamentos para a UNACON, por exemplo”, pontuou.
Segundo a Dra. Vanessa, o objetivo é oferecer um cuidado integral, mesmo ainda em fase inicial de estruturação do centro oncológico.
“Montar um centro completo é algo complexo, principalmente tratando-se de atendimento pelo SUS. Mas já conseguimos dar o suporte necessário e acolher os pacientes”, afirmou.
A mastologista também destacou a importância do envolvimento dos estudantes de medicina na prática oncológica.
“Eles já estão tendo contato com câncer de mama durante a formação, o que eu só tive depois de ser cirurgiã geral. Isso garante que os novos médicos saiam mais capacitados para abordar o tema, orientar os pacientes e realizar exames precoces”, disse.
A sensibilização da comunidade é feita, principalmente, por meio da educação em saúde. A médica chama atenção para sinais de alerta importantes relacionados ao câncer de mama: dor persistente, presença de caroços ou nódulos (especialmente classificados como BI-RADS 4 ou 5), sangramento pelo mamilo e alterações na textura da pele da mama.
“Qualquer alteração fora do padrão habitual deve ser motivo para procurar um médico. No caso de outros tipos de câncer, sinais como perda de peso inexplicada ou sangramento nas fezes também devem ser investigados”, orientou.
O atendimento no Centro Médico UnexMed é gratuito e pode ser agendado por telefone, pelo número (75) 3602-7020.
“O paciente precisa fornecer nome completo, CPF e data de nascimento. Além de Oncologia, também estão disponíveis atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Cardiologia, Nefrologia, Pediatria e Aconselhamento Genético”, explicou Vanessa.
Por se tratar de um centro universitário, os atendimentos são acompanhados por estudantes de Medicina. A médica reforça que esse processo é parte fundamental da formação e do cuidado à saúde.
“Às vezes isso pode gerar certo desconforto, mas é um passo essencial para garantir o acesso tanto à saúde quanto à educação. Eu me formei na UFBA, um hospital universitário, e sei o quanto isso faz diferença”, afirmou.
Vanessa destacou também a constante evolução da área de Oncologia, com novas pesquisas e tecnologias sendo incorporadas aos cuidados com os pacientes.
“A Oncologia é uma das áreas que mais evolui na medicina. Trazemos esse conhecimento para os alunos por meio de aulas atualizadas, para que possam aplicar na rotina clínica”, disse.
A médica reforçou a importância de unir educação e saúde. “Lidar com Mastologia e câncer de mama me faz sempre querer falar mais sobre o tema. Neste ano, surgiu a oportunidade de ensinar, o que considero essencial. A educação em saúde é o futuro — tanto para formar médicos preparados quanto para empoderar a comunidade com informação e cuidado.”