Lula nomeia Márcia Lopes como nova ministra das Mulheres
Presidente exonerou Cida Gonçalves e escolheu como substituta a ex-ministra do Desenvolvimento Social
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (5) a demissão da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e nomeou Márcia Lopes como sua substituta. A nova ministra, também petista, já foi titular do Ministério do Desenvolvimento Social em 2010, durante o segundo mandato de Lula. A troca foi oficializada em edição extra do Diário Oficial da União, após reunião entre Lula e Márcia no domingo.
A saída de Cida já era considerada iminente desde o início do ano, com rumores intensificados por gestos como a ausência da primeira-dama Janja em um evento da ONU representado por Cida. A decisão foi confirmada três dias após uma reunião reservada entre Lula e a então ministra no Palácio do Planalto. Márcia Lopes é assistente social, professora, e atuou na equipe de transição do atual governo.
Além da troca no Ministério das Mulheres, Lula também demitiu Carlos Lupi do Ministério da Previdência, substituindo-o por Wolney Queiroz (PDT-PE). As duas mudanças fazem parte da reforma ministerial em curso, que já soma seis trocas neste ano e 11 desde o início do governo.
*Com informações Metro 1