Micareta 2025

“A Micareta de Feira de Santana deve ser um espaço de respeito”, declarou governador durante abertura oficial da festa

O início dos festejos, que homenageia Juraci Dórea, símbolo cultural da cidade, foi marcado pela apresentação do cantor Bell Marques. 

02/05/2025 12h01
“A Micareta de Feira de Santana deve ser um espaço de respeito”, declarou governador durante abertura oficial da festa
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Com o tema “Arte, Axé e Alegria”, está aberta oficialmente a Micareta de Feira de Santana 2025. A entrega simbólica das chaves da cidade ao Rei Momo, Rainha e Princesas da folia foi realizada na tarde desta quinta-feira (1), no circuito Maneca Ferreira, pelo governador Jerônimo Rodrigues e o vice-governador Geraldo Júnior, ao lado do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, secretários estaduais e outras autoridades. O início dos festejos, que homenageia Juraci Dórea, símbolo cultural da cidade, foi marcado pela apresentação do cantor Bell Marques. 

O governador destacou que a festa, apoiada pelo Estado, deve ser um espaço de respeito. “O nosso objetivo é divertir as pessoas, gerar renda, lotar hotéis e pousadas e promover um ótimo atendimento à saúde, além de garantir a segurança e tranquilidade de todos. Estou muito feliz em estar aqui e quero pedir a todos os foliões o respeito aos ambulantes, à guarda municipal, aos policiais que estão trabalhando, respeito a cada artista, aos catadores que estão aí nas ruas buscando sua renda no bolso”, declarou o governador, que após a abertura, visitou todos os postos dos serviços realizados pelo Governo do Estado.

Com um investimento de R$ 26 milhões A micareta, considerada o maior carnaval fora de época do Brasil, segue até domingo (4), com um arrastão marcado para segunda-feira (5), liderado por Thiago Aquino e Timbalada.

Compromisso com a cultura baiana

A Secretaria de Cultura (Secult-BA) garantiu o desfile de 14 entidades de matriz africana, através do programa Ouro Negro, que promove a participação de instituições culturais de matrizes africanas, especificamente afros, afoxés, samba, reggae e blocos de índios, no Carnaval e em Festas Populares de todo o estado. 

Para o secretário da cultura do Estado, Bruno Monteiro, a Micareta de Feira é mais do que um evento festivo. É uma expressão da identidade cultural do povo baiano. “A celebração dessa cultura que impera como um grande ponto de encontro, de reflexão, de sonhos, de diversão e também com toda a possibilidade de desenvolvimento que a cidade respira nesses dias”, disse. 

Segurança, saúde e direitos humanos

A segurança pública foi reforçada com efetivo ampliado e atuação integrada das forças policiais, além da Ronda Maria da Penha e da Tenda Lilás, voltadas à proteção das mulheres.

Na saúde, o governador visitou o posto de testagem rápida montado pela Secretaria da Saúde (Sesab), que oferece mil testes diários para HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição de 500 mil preservativos, com investimento de R$ 2 milhões. De acordo com a secretária da Saúde, Roberta Santana, a Sesab tem também um trabalho de divulgação durante a folia. “Estamos distribuindo cards, falando da importância da prevenção, de quebrar o ciclo de transmissão de sífilis, de HIV e das hepatites. As pessoas são orientadas em casos positivos, acolhidas, tem psicólogo, assistente social e pode iniciar o tratamento da sífilis”, recomendou. 

Jerônimo também foi ao Plantão Integrado de Direitos Humanos, no Colégio Modelo, espaço que reúne diversas secretarias e instituições para acolher denúncias e oferecer atendimento a públicos vulneráveis. “São mais de 80 profissionais, mais de 20 instituições públicas que estão envolvidas para que possamos garantir políticas de prevenção à violência, oferecer serviços públicos de qualidade e desenvolver ações de cuidado com as pessoas que participam das festas e com os trabalhadores e trabalhadoras”.

Economia e geração de renda

Foi destaque também o impacto econômico da Micareta, que movimenta o comércio, turismo e gera milhares de empregos diretos e indiretos na região. A expectativa é de que cerca de 2 milhões de foliões participem dos quatro dias de festa nos circuitos Maneca Ferreira, Quilombola e Charles Albert.

 “Temos aqui um Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) fixo e móvel, onde os visitantes encontram informações sobre a programação da festa, localização dos postos de serviço do estado, hotéis, pousadas, restaurantes, ponto de táxi, de ônibus. Também estamos com nossas equipes de pesquisa, onde identificamos o número de visitantes, a sua origem e o tempo de permanência. Com isso, saberemos quanto foi incrementado na economia da cidade nesses dias e o resultado disso na geração de emprego e renda para a população”, pontuou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.

Comentários

Leia também

Micareta 2025
Timbalada, É o Tchan, Claudia Leitte e Luiz Caldas agitam o circuito Maneca Ferreira nesta sexta-feira

Timbalada, É o Tchan, Claudia Leitte e Luiz Caldas agitam o circuito Maneca Ferreira nesta sexta-feira

Confira a grade completa de atrações no segundo dia de folia em Feira
Micareta 2025
Primeira noite da Micareta termina sem registro de crime grave e com reduções dos roubos e furtos

Primeira noite da Micareta termina sem registro de crime grave e com reduções dos roubos e furtos

Dados foram apresentados na manhã desta sexta-feira (2), durante reunião estratégica....
Micareta 2025
Micareta de Feira de Santana ganha destaque nacional com entrada ao vivo no Jornal da Globo

Micareta de Feira de Santana ganha destaque nacional com entrada ao vivo no Jornal da Globo

A repórter Madalena Braga, da TV Subaé — afiliada da Rede Bahia — entrou ao vivo...