Brasileira reconhecida como pessoa mais velha do mundo morre aos 116 anos
Além da irmã Inah, o Brasil também tem o homem mais velho do mundo: o cearense João Marinho Neto, de 112 anos
A freira Inah Canabarro Lucas, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, morreu nesta quarta-feira (30) em Porto Alegre (RS), aos 116 anos e 326 dias. Com sua a morte, o título agora passa para Ethel Caterham, moradora de Surrey, Inglaterra, que atualmente tem 115 anos e 252 dias, segundo o LongeviQuest.
Nascida em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, no dia 27 de maio de 1908, Inah morava na capital gaúcha e fazia parte da congregação de Santa Teresa de Jesus. Irmã Inah é da família do General Canabarro, um dos líderes da Revolução Farroupilha (1835-1945). A mulher entrou na Companhia de Santa Teresa de Jesus aos 19 anos.
Em 2018, ao comemorar seu 110º aniversário, ela recebeu uma bênção apostólica do papa Francisco. Questionada sobre o segredo de sua longevidade, ela o atribuía a Deus: “Ele é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo”.
Para se ter uma ideia, o Brasil tinha apenas 18 anos como República quando Inah nasceu.
Além da irmã Inah, o Brasil também tem o homem mais velho do mundo: o cearense João Marinho Neto, de 112 anos, que recebeu o título pelo Guinness World Records. O marco acontece após a morte do britânico John Tinniswood, também aos 112 anos.
*Com informações Metro 1