Bahia

Operação Combustível Legal cancela inscrição de postos que estavam fechados em fiscalização

Com o cancelamento da inscrição pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), os postos ficam impedidos de funcionar

30/04/2025 16h15
Operação Combustível Legal cancela inscrição de postos que estavam fechados em fiscalização
Foto: Divulgação/Ascom Sefaz-BA

Dois postos localizados no município de Ipirá tiveram a inscrição estadual cancelada por não estarem funcionando em horário comercial, quando seriam alvos de uma ação de fiscalização da operação Combustível Legal. Com o cancelamento da inscrição pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), os postos ficam impedidos de funcionar, já que não podem emitir nota fiscal. A ação fiscalizou um total de 60 postos em Ipirá, Santo Estevão, Itatim, Serra Preta e Anguera, entre os últimos dias 22 e 25.

Durante a ação, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) lacrou nove bicos de combustíveis que estavam irregulares e interditou uma bomba por funcionar com o display queimado. Já a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) lavrou 12 autos de infração, dos quais sete por produtos vencidos expostos para venda e cinco por ausência da placa de razão entre os preços da gasolina comum e do etanol.

Além disso, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) colheu amostras de combustíveis para análise em laboratório. Já a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) fez a cobrança de 32 postos que estavam em débito com a taxa do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol).

Entre os órgãos participantes da força-tarefa, o Ibametro é responsável por avaliar se a quantidade do combustível entregue ao consumidor está de acordo com o registrado na bomba, além de checar o bom funcionamento de bombas e bicos de combustíveis. O Procon-Ba afere questões relativas ao direito do consumidor. O DPT faz a coleta dos combustíveis para análise local e laboratorial, e a Sefaz-Ba é responsável por conferir a regularidade fiscal e cadastral das empresas.

Integram ainda a equipe da Combustível Legal a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que analisa aspectos relacionados à qualidade do produto comercializado, entre diversos outros itens, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-Ba), que dá suporte à operação por meio das polícias Civil e Militar, esta última representada pela Companhia Independente de Polícia Fazendária (CIPfaz), e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), que se encarrega das questões de ordem jurídica.

Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior).

Comentários

Leia também

Bahia
Prefeito de São Gonçalo divulga Cavalgada Partiu Songa na Micareta de Feira

Prefeito de São Gonçalo divulga Cavalgada Partiu Songa na Micareta de Feira

A Cavalgada Partiu Songa acontece no dia 25 deste mês, saindo do bairro Tomba, em Feira...
Bahia
MP recomenda fiscalização rigorosa em vaquejadas na Bahia para garantir bem-estar animal

MP recomenda fiscalização rigorosa em vaquejadas na Bahia para garantir bem-estar animal

Durante as vaquejadas, o MP quer que haja monitoramento do responsável técnico e relatórios...
Bahia
Salvador e 75 municípios da Bahia entram em alerta laranja para chuvas intensas

Salvador e 75 municípios da Bahia entram em alerta laranja para chuvas intensas

A previsão da Codesal indica que, a partir de sexta-feira (2), uma frente fria sobre o...