Hemoba faz apelo por doações de sangue antes do inicio da Micareta de Feira
Embora as doações tendam a cair durante este período, a necessidade de sangue permanece constante.
A Micareta de Feira de Santana começa oficialmente nesta quinta-feira (01) e a Unidade da Hemoba em Feira acende um alerta: os estoques de sangue estão baixos e precisam urgentemente ser reabastecidos, principalmente dos tipos sanguíneos negativos.
A assistente social da unidade, Lara Muricy, fez um apelo à população destacando a importância de doar antes da folia começar.
“A gente teve pouco tempo para poder reabastecer os nossos estoques e, por isso, intensificamos as campanhas, buscamos parceiros e entramos em contato com doadores fidelizados e voluntários”, explicou.
Ela lembrou que, embora as doações tendam a cair durante este período, a necessidade de sangue permanece constante.
“A nossa necessidade só aumenta. Por isso, solicitamos que a população feirense, antes de viajar ou cair na folia, compareça até a Hemoba e deixe seu gesto de solidariedade. Com certeza, a sua doação vai fazer toda a diferença.”
Lara reforçou ainda que a unidade estará fechada entre os dias 1º e 5 de maio, por conta de estar localizada no circuito da Micareta. No entanto, nesta quarta-feira (1º), a unidade funcionará normalmente, das 7h30 às 16h, oferecendo uma última oportunidade para os doadores contribuírem antes da pausa.
Ela também relembrou os critérios básicos para a doação:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 acompanhados dos pais ou responsável legal; idosos acima de 60 apenas se já tiverem doado antes dos 60 anos);
- Pesar acima de 50 kg;
- Estar em bom estado de saúde;
- Estar bem alimentado (evitando alimentos gordurosos) e não estar em jejum;
- Apresentar documento original com foto.
“Aqui na triagem clínica, a pessoa ainda passará por uma avaliação mais específica para garantir que está apta a doar”, destacou.
A Hemoba de Feira de Santana está localizada na esquina da Avenida Presidente Dutra, em frente à Jacuípe Veículos.
“Contamos com a colaboração de todos vocês. O gesto é simples, mas o impacto é enorme. Doe sangue e salve vidas.”, finalizou Lara.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim