Feira de Santana

Entidades discutem passos para os 200 anos de Feira

O projeto idealizado pelo radialista Jorge Biancchi visa pensar o futuro da cidade a longo prazo

13/08/2022 08h18
Entidades discutem passos para os 200 anos de Feira

Próximo ao aniversário de 189 anos da Princesa do Sertão, representantes de várias instituições feirenses se reuniram para discutir os 200 anos da cidade.  

O projeto idealizado pelo radialista Jorge Biancchi visa pensar o futuro da cidade a longo prazo. O radialista realiza a 20 anos o projeto Feira de Santana e Sua História que busca resgatar a cultura e a história do município e a partir de 2022 o projeto começará a pensar o futuro de Feira de Santana para os seus 200 anos.

Segundo Biancchi, a ideia é reunir pessoas e instituições que façam sugestões de ideias inovadoras que possam ajudar a cidade de Feira de Santana.

“O projeto Feira 200 anos é uma ideia que nós tivemos de começar a pensar a cidade a longo prazo. A cidade de Feira de Santana está completando 189 anos no próximo mês de setembro, então como será Feira de Santana daqui a 11 anos em 2033 quando a nossa cidade fará 200 anos? A ideia é reunir pessoas, instituições que possam estar fazendo sugestões de ideias inovadoras que possam ajudar a cidade de Feira de Santana na preservação cultural, na preservação do meio ambiente, na realização de obras, na melhoria da educação, da saúde, seja qual for a sugestão, desde que sejam sugestões com ideias que possam ser viabilizadas, projeto Feira 200 anos está aberto, ou seja, é um projeto de Feira de Santana que a gente deseja que todos participem e possam de alguma maneira contribuir pra que tenhamos uma cidade cada vez melhor, mais importante no cenário baiano, no cenário nacional e internacional.

Ainda de acordo com Jorge, sugestões para o crescimento de Feira de Santana já foram recebidas. Todas as ideias recebidas serão reunidas em um documento que será entregue as autoridades do município.

“Temos recebido grandes sugestões que vão ser colocadas em um documento à Feira de Santana e essas ideias que estão chegando de arquitetos, de empresários, de médicos, de advogados, de palestrantes, de outras cidades, tudo isso vai ser reunido em um documento que vai ficar à disposição das nossas autoridades para que possam de alguma maneira viabilizar essas ideias. Já realizamos o projeto Feira de Santana e sua história há mais de 20 anos, um projeto de resgate da nossa cultura, da nossa história e este ano vamos começar a realizar o projeto Feira 200 anos que iremos realizar anualmente até a cidade completar 200 anos de emancipação política.”

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, Genildo Melo, participou da reunião que discutiu o projeto Feira 200 anos e falou sobre a satisfação da Associação em participar de um projeto tão importante para a cidade.

“Pra mim é uma honra e uma grande satisfação estar participando desse projeto que eu entendo que será vitorioso. Desde a primeira vez que Jorge me falou sobre o projeto fiquei muito entusiasmado e me coloquei inteiramente a disposição. Vejo que agora as coisas começam a tomar forma e sem dúvida nenhuma a Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana estará contribuindo da forma que for possível para que Feira de Santana se desenvolva.”

Renato Lisboa, gerente adjunto do Sebrae Feira, reforçou a importância de Feira de Santana como uma cidade pujante para o comércio e o empreendedorismo.

“A gente fica muito muito feliz de estar participando deste grupo, porque Feira é referência no Brasil como uma cidade empreendedora, dinâmica, que cresce muito e o Sebrae na sua missão sabemos da importância da micro e pequena empresa para Feira de Santana para o setor de serviço e comércio que é muito forte aqui, então pensar Feira para o futuro é muito importante.”

Marcelo Alexandrino, vice-presidente da associação comercial, relembrou o inicio da formação da cidade.

“Muito importante esse tipo de reunião, até porque nós temos uma cidade que nasceu dos tropeiros, então nós temos que pensar no passado de Feira, vivenciar esse passado, pensar no presente e visar o futuro de Feira de Santana. O projeto Feira duzentos anos significa que nós queremos uma Feira de primeiro mundo que vai trazer oportunidade para os nossos filhos e netos.”

Luís Mercês, presidente da Câmara de Dirigentes Logistas, destacou a importância de se pensar o futuro da cidade a longo prazo.

“A gente passa a pensar no amanhã, pensar daqui a 11 anos, como queremos traçar metas e objetivos para que a gente possa chegar lá melhor do que estamos. A gente precisa influenciar os governos, inclusive com ideias que possam melhorar a vida das pessoas, e todas as pessoas que estão aqui pensam desse jeito e aí a gente faz um projeto ano a ano vamos melhorando até chegar na plenitude com uma cidade quase perfeita.”

O presidente do Sindicato dos Vestuários de Feira de Santana (Sindvest), Edson Nogueira, também participou da reunião e fala sobre a importância de projetos como esse para o crescimento de Feira de Santana.

“Estamos discutindo o que nós queremos pra Feira de Santana nos seus 200 anos e não só isso, depois a gente tem que abrir o horizonte sobre o que a gente quer para trinta, quarenta anos. Então, estou muito feliz com esse encontro para gente poder tocar esse projeto e agradecer sempre nossa cidade.”

Edson Piaggio, presidente do Instituto Pensar Feira, falou sobre a parceria do instituto com o projeto Feira 200 anos.

“É muito importante nós pensarmos a longo prazo e na medida que veio essa ideia de Biancchi eu acho que nós temos que envolver toda a sociedade organizativa e organizada pra que a gente possa contribuir não somente no aspecto de desenvolvimento econômico, mas no aspecto social e cultural. Então acho que todos nós que temos nosso projeto de vida em Feira de Santana não podemos deixar de se engajar nessa ideia, que eu parabenizo mais uma vez o Bianchi.”

O projeto Feira 200 anos será realizado em parceria com o Pensar Feira e demais instituições que estarão unidas nesse propósito de apresentar ideias inovadoras para o desenvolvimento da nossa cidade.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura avança na desmontagem de estruturas da Micareta

Prefeitura avança na desmontagem de estruturas da Micareta

As desmontagens continuarão ao longo da semana na avenida Presidente Dutra e em outras...
Feira de Santana
Maestri Reparação Automotiva promete revolucionar o mercado em Feira de Santana e região

Maestri Reparação Automotiva promete revolucionar o mercado em Feira de Santana e região

Com uma estrutura física de 5 mil metros quadrados, a Maestri torna-se a maior oficina...
Feira de Santana
Prefeito Colbert aponta lacunas em pesquisa eleitoral de Feira de Santana

Prefeito Colbert aponta lacunas em pesquisa eleitoral de Feira de Santana

Colbert expressou suas preocupações com os resultados da pesquisa, especialmente em relação...