Mais de 8 mil agentes garantirão segurança na Micareta de Feira, afirma secretário Marcelo Werner
Entre as principais novidades, está o reforço do sistema de videomonitoramento, com câmeras espalhadas por todo o circuito da festa
O Governo da Bahia prepara uma das maiores operações de segurança da história da Micareta de Feira de Santana. O secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, detalhou os investimentos e estratégias adotadas para garantir a tranquilidade dos foliões durante os dias de festa. Ao todo, mais de 8.600 profissionais estarão envolvidos na operação, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
“Planejamos uma grande operação em Feira de Santana. Serão mais de 8.600 profissionais atuando diariamente, entre policiais civis, militares, do DPT e bombeiros. A variação do efetivo diário depende da grade de atrações e da expectativa de público, mas posso garantir um policiamento firme e atento todos os dias, inclusive no arrastão”, afirmou o secretário.
Entre as principais novidades, está o reforço do sistema de videomonitoramento, com câmeras espalhadas por todo o circuito da festa, além da implementação de oito portais de abordagem com reconhecimento facial, tecnologia que tem se mostrado eficaz em grandes eventos na capital.
“Esses portais contarão com câmeras de reconhecimento facial, canil especializado e equipamentos que ajudam na prevenção ao ingresso de drogas. A tecnologia será uma grande aliada também com o uso de drones e o apoio do vetor aéreo da Polícia Militar”, destacou Werner.
Segundo ele, só em 2024, 780 pessoas foram identificadas por meio do reconhecimento facial em eventos na Bahia, um número que já se aproxima do total registrado em todo o ano passado.
“Essa tecnologia tem sido um sucesso. No ano passado, foram 1.130 pessoas localizadas por reconhecimento facial. Em 2024, já estamos próximos de alcançar esse número, e a Micareta certamente contribuirá para ampliar esse resultado.”
A operação contará ainda com iniciativas voltadas à proteção de mulheres, crianças e adolescentes. A Polícia Civil trará para a Micareta projeto já testado no Carnaval de Salvador e que oferece acolhimento especial às vítimas de violência.
“Teremos unidades específicas para atendimento a mulheres e crianças, além de policiais civis infiltrados no circuito para agir em tempo real contra delitos como o furto de celulares”, explicou.
Outro reforço importante será a presença da Polícia Penal, responsável por acompanhar pessoas com tornozeleira eletrônica que possuem restrições judiciais.
“Essa é uma parceria inovadora que reforça o trabalho de integração das forças de segurança”, ressaltou.
Werner também afirmou que pretende acompanhar pessoalmente a Micareta, como faz tradicionalmente nos principais eventos da Bahia.
“Faço questão de estar presente, de ouvir a comunidade, de conversar com os foliões. A gente muda nosso policiamento a partir dessas interações e das reuniões diárias que realizamos. Assim conseguimos ajustar o serviço, melhorar as condições de trabalho das equipes e proporcionar mais segurança ao público.”
Finalizando a entrevista, o secretário deixou uma mensagem aos foliões: “Esperamos que todos venham em paz, venham de boa. A gente vai garantir a segurança para que todos possam aproveitar a festa com alegria.”
*Com informações do repórter André Silva