Delegado Yves Correia assume Diretoria Regional do Interior Leste
A criação da Dirpin Leste é fruto de uma iniciativa do delegado-geral da Polícia Civil, que enxergou a necessidade de descentralizar as atividades da polícia judiciária no estado.
A Polícia Civil da Bahia acaba de criar uma nova estrutura para reforçar a atuação da corporação no estado: a Diretoria Regional do Interior Leste (Dirpin Leste). À frente da nova diretoria estará o delegado Yves Correia, atual coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (1ª Coorpin).
Apesar da novidade, o delegado faz questão de tranquilizar a população sobre sua permanência na cidade.
“Primeiramente, é importante deixar claro que eu não vou embora de Feira de Santana. Vi que ficou parecendo que a gente estava deixando Feira, mas pelo contrário, a gente vai continuar firme aqui, atuando forte”, garantiu.
Segundo Yves, a criação da Dirpin Leste é fruto de uma iniciativa do delegado-geral da Polícia Civil, que enxergou a necessidade de descentralizar as atividades da polícia judiciária no estado.
“O delegado geral é muito sensível e tem uma vivência incrível já na Polícia Civil. Ele teve a perspicácia de criar essas diretorias regionais. Não vai ser só aqui, vai ter também no sul da Bahia. Então vai ficar oeste, norte, leste e sul para poder fazer uma atuação ainda melhor”, explicou.
Com a nova estrutura, além de Feira de Santana, a Dirpin Leste também irá abranger os municípios de Alagoinhas, Serrinha, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus. A mudança, segundo o delegado, permitirá uma atuação mais eficaz e adaptada às realidades locais.
“Você tem uma eficiência maior na atuação, uma vez que, sem dúvidas, o delegado que está à frente da região, junto com as equipes da região — investigadores e escrivães — conhecem melhor a realidade daquele território”, completou.
Yves Correia reforçou que a 1ª Coorpin continuará existindo e atuando normalmente, com expectativa da chegada de um novo coordenador regional.
“Eu não estou deixando a Coorpin, não, a ideia é que venha sim um coordenador regional para cá, um delegado atuante, e que trabalhe essa parte administrativa da Polícia Civil. Juntos, vamos conseguir operacionalizar ainda mais”, afirmou.
Sobre sua gestão na 1ª Coorpin, a avaliação é positiva. “A equipe entendeu a forma da gente trabalhar, eletrizada o tempo todo no sentido operacional. E vamos seguir aqui. A direção é totalmente integrada com a coordenadoria, então a gente vai continuar firmes, trazendo reforços para cá também, sobretudo de inteligência. A ideia nossa é triplicar a nossa inteligência policial, o que vai operacionalizar ainda mais, e vocês perceberão isso nos dias que estão por vir.”
A nova estrutura representa, para Yves Correia, um avanço técnico e organizacional da Polícia Civil na Bahia. “O que ficava às vezes focado só em uma pessoa, hoje você consegue, com duas cabeças, agir de forma melhor, mais técnica e mais organizada como polícia judiciária”, concluiu.
*Com informações do repórter Robson Nascimento