Esporte

Bahia bate o Atlético Nacional e assume a liderança do grupo na Libertadores

Esquadrão de Aço vence o time colombiano por 1 a 0, pela terceira rodada

25/04/2025 06h03
Bahia bate o Atlético Nacional e assume a liderança do grupo na Libertadores
Foto: Letícia Martins e Rafael Rodrigues/EC Bahia

O Bahia é o novo líder do Grupo F da Libertadores. O Esquadrão de Aço venceu a segunda partida consecutiva ao bater o Atlético Nacional por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, pela terceira rodada da competição continental. O gol que definiu o jogo foi marcado por Willian José no segundo tempo.

Com o resultado, o Tricolor somou sete pontos e assumiu o primeiro lugar na tabela de classificação ao ultrapassar o Inter, que é o segundo com cinco. Estacionado nos três, o time colombiano permanece na terceira posição. A lanterna da chave é do Nacional com um.

O Bahia volta a jogar pela Libertadores no próximo dia 7 de maio, às 19h no horário de Brasília, contra o Nacional, novamente na Fonte Nova, pela quarta rodada. Mas antes disso, o Esquadrão de Aço volta a focar no Campeonato Brasileiro, onde ocupa o 13º lugar na tabela com seis pontos. No domingo (27), às 18h30, o time baiano visita o Palmeiras, no Allianz Parque, pela sexta jornada.

Primeiro tempo

O jogo começou equilibrado com os dois times buscando o ataque, mas o Bahia tinha um pouco mais de domínio do que o Atlético Nacional. A melhor oportunidade foi do Tricolor aos 30 minutos, Jean Lucas armou a jogada com Caio Alexandre e tocou na área para Lucho que finalizou, mas Ospina fez grande defesa com o pé e evitou o primeiro gol da partida. O jogo começou equilibrado com os dois times buscando o ataque, mas o Bahia tinha um pouco mais de domínio do que o Atlético Nacional. A melhor oportunidade foi do Tricolor aos 30 minutos, Jean Lucas armou a jogada com Caio Alexandre e tocou na área para Lucho que finalizou, mas Ospina fez grande defesa com o pé e evitou o primeiro gol da partida. O time colombiano respondeu aos 35 com Uribe que chutou da entrada da área e mandou por cima da meta defendida por Marcos Felipe. Aos 43, Erick Pulga dominou na esquerda e inverteu para Gilberto na direita. O lateral recebeu na área e fez o cruzamento, mas Camilo Cándido cortou. Dois minutos depois, Jean Lucas descolou bom cruzamento na área, mas Lucho e Cauly se enrolaram e tocaram para fora.

Segundo tempo

O Bahia seguiu como na etapa inicial com mais domínio e chegando no ataque, mas sem conseguir finalizar. Aos 11 minutos, Cauly tocou para Jean Lucas na área que acabou caindo, mas o árbitro mandou seguir. Dois minutos depois, Everton Ribeiro lançou para Pulga na área que se esticou e conseguiu desviar para o gol, mas Ospina defendeu sem dificuldades. O Atlético Nacional chegou bem no ataque aos 19 minutos com Asprilla que chutou para a defesa do bem posicionado Marcos Felipe.

Willian José abre o placar para o Esquadrão de Aço
O Bahia abriu o placar com Willian José aos 26 minutos. Jogada pela direita com Ademir que tocou para Everton Ribeiro que passou para Caio Alexandre. O meia deu um tapa na frente para o centroavante que girou e bateu forte para estufar as redes. Bahia 1×0 Atlético Nacional

O Atlético Nacional chegou a marcar com Asprilla aos 40 minutos. Mas o árbitro invalidou o gol apontando falta do atacante em Ramos Mingo. Após o VAR checou o lance e confirmou a decisão de Mário Díaz de Vivar.

FICHA TÉCNICA
Bahia 1×0 Atlético Nacional (COL)
Libertadores – 3ª rodada Grupo F
Local:
 Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 24/04/2025 (quinta-feira) 
Horário: 21h no horário de Brasília
Árbitro: Mário Díaz de Vivar (PAR)
Assistentes: José Cuevas e Julio Aranda (ambos do PAR)
VAR: Fernando López (PAR)
Cartão amarelo: Ramos Mingo (Bahia) / Campuzano (Atlético Nacional)

Gol: Willian José (Bahia)

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Erick), Jean Lucas (Acevedo) e Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor); Cauly (Ademir), Erick Pulga e Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.

Atlético Nacional: Ospina; Andrés Román (Joan Castro), Arias, Tesillo e Camilo Cándido; Campuzano, Mateus Uribe e Rivero (Billy Arce); Sarmiento (Edwin Cardona), Asprilla e Morelos ( Kevin Parra). Técnico: Cristian Pellerano (auxiliar).

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Esporte
Ingressos esgotados! Fonte Nova terá casa cheia na final da Copa do Nordeste

Ingressos esgotados! Fonte Nova terá casa cheia na final da Copa do Nordeste

Mais de 48 mil torcedores confirmados para o duelo entre Bahia e Confiança neste sábado...
Esporte
Brasil vence o Chile na despedida da torcida nas eliminatórias

Brasil vence o Chile na despedida da torcida nas eliminatórias

A partida foi marcada pelo primeiro gol de Estêvão com a amarelinha.
Esporte
Bruno Henrique é considerado culpado das acusações de fraude esportiva

Bruno Henrique é considerado culpado das acusações de fraude esportiva

Após horas de sessão, STJD condenou atacante por "atuar de forma contrária à ética...