Direto de Roma, padre baiano relata comoção no Vaticano durante o funeral do Papa Francisco
O sacerdote está em Roma desde agosto do ano passado, onde realiza seu doutorado em Direito Canônico, e tem acompanhado de perto os acontecimentos após a morte do Papa Francisco.
Em um momento histórico para a Igreja Católica e para o mundo, o padre Danilo Leal, natural de Inhambupe, na Bahia, e pertencente à Arquidiocese de Alagoinhas, falou à Rádio Princesa FM, no programa Jornal do Meio-Dia, diretamente do Vaticano. O sacerdote está em Roma desde agosto do ano passado, onde realiza seu doutorado em Direito Canônico, e tem acompanhado de perto os acontecimentos após a morte do Papa Francisco.
“Cheguei em agosto e iniciei o doutorado em outubro. Agora, vivemos esse momento histórico da nossa Igreja para o mundo todo”, contou o padre.
Ao vivo de Roma, padre Danilo descreveu a forte emoção que paira no Vaticano diante do funeral do Papa Francisco, falecido há quatro dias.
“Estou aqui nas cercanias da Praça de São Pedro, onde milhares de pessoas enfrentam filas quilométricas para prestar a última homenagem ao Santo Padre. É uma emoção muito grande. A gente que tanto se alegrava com o Papa Francisco, com seu sorriso, suas palavras e gestos… Agora, diante de nós, vemos a finitude da vida.”
Segundo informações locais, mais de 60 mil pessoas já visitaram o velório do Papa, instalado na Basílica de São Pedro. Padre Danilo foi um dos que teve acesso ao local.
“Ontem estive com os cardeais brasiçeiros. Acompanhei-os até a Basílica e pude ficar um pouco mais próximo do corpo do Papa. A emoção é indescritível.”
Questionado sobre o tempo de espera nas filas, o padre relatou: “Em média, de quatro a cinco horas. Quem chega muito cedo consegue agilizar um pouco, mas a maioria espera bastante para esse último adeus.”
Além do velório, o clima no Vaticano também é de expectativa com os preparativos para o conclave que elegerá o novo Papa. De acordo com o padre, os cardeais já começaram a chegar à cidade.
“Os cardeais são contactados e devem comparecer o mais rápido possível ao Vaticano para iniciar as congregações que preparam o funeral e, posteriormente, o conclave.”
O funeral do Papa Francisco está previsto para o próximo sábado, seguido de um período de nove dias de luto com missas em diversas basílicas papais.
“Após esse período, o conclave deve ser iniciado, segundo o direito canônico, em até 15 dias após o funeral”, explicou.