CRMQ recebe visita da promotora de Justiça para fortalecimento da rede de proteção à mulher
O Centro de Referência Maria Quitéria é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres
Com o objetivo de alinhar estratégias de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher e conhecer as novas instalações, o Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ) recebeu, na manhã desta terça-feira (22), a visita da promotora de Justiça, Susila Machado, que atua com atribuição em casos de violência doméstica.
A secretária da Mulher, Neinha Bastos, foi responsável por apresentar o equipamento e conduzir o encontro, que teve como foco o fortalecimento das parcerias institucionais e a promoção de ações integradas em prol da proteção das mulheres atendidas pelo centro.
Durante a visita, a promotora destacou a importância do CRMQ no acolhimento das vítimas. “É um espaço com instalações modernas e adequadas para acolher mulheres em situação de violência. Juntos formamos uma rede para garantir apoio efetivo e humanizado. Quanto mais fortalecida estiver essa rede, mais capacidade teremos de enfrentar essa luta diária com eficiência e agilidade”, afirmou.
A secretária da Mulher, Neinha Bastos, destacou que a visita reforça o compromisso do município com políticas públicas efetivas voltadas à proteção e ao empoderamento.
“O CRMQ é mais do que um equipamento, é um espaço de escuta, acolhimento e reconstrução de vidas. Essa parceria é fundamental para que a rede funcione de forma integrada, garantindo às mulheres segurança, orientação e dignidade”, salientou.
O Centro de Referência Maria Quitéria é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres que atua no acolhimento e na assistência em situação de vulnerabilidade social ou que enfrentam diferentes formas de violência.
O equipamento oferece apoio psicológico, jurídico e social, e atua como um espaço seguro para promover o fortalecimento emocional e a autonomia das mulheres, além de desenvolver atividades e projetos que incentivam o empoderamento.
O CRMQ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – sem intervalo – na rua Domingos Barbosa de Araújo, 333, Centro. Os atendimentos são por ordem de chegada ou encaminhamentos pela Secretaria da Mulher, delegacias, unidades hospitalares entre outros órgãos.