Política

ACM Neto critica troca de lados na política e defende alianças com “parceiros de verdade” para 2026

Para ele, esse tipo de atitude não é novidade na política e reflete a falta de compromisso de alguns com os eleitores.

22/04/2025 06h10
ACM Neto critica troca de lados na política e defende alianças com “parceiros de verdade” para 2026
Foto: Joílson César

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, comentou sobre a movimentação de prefeitos e deputados que estão migrando para a base do governo estadual. Para ele, esse tipo de atitude não é novidade na política e reflete a falta de compromisso de alguns com os eleitores.

“Primeiro, absolutamente normal, o tempo inteiro é assim. Muita gente não se preocupa em respeitar a vontade do eleitor, em honrar os votos que teve, e acaba mudando de lado. Desde que a política existe, isso existe. Então, não é surpresa nenhuma”, afirmou Neto.

Apesar das mudanças de lado no cenário político, o ex-prefeito reforçou que seu foco está em construir alianças com quem tem compromisso verdadeiro.

“O que me importa é contar os parceiros de verdade, com os aliados, com as pessoas que são firmes ao nosso lado, que correspondem conosco. Essas sim farão uma diferença enorme em 2026 e vão nos ajudar a construir uma grande vitória no próximo ano. Até podendo ganhar um governo como fiz em 2012 em Salvador, quando me elegi prefeito. Naquela época, eu tinha muito poucos compromissos políticos, muito poucas amarras políticas. Aquilo me permitiu ganhar a eleição, e o meu compromisso era com o povo. Em 2026, se eu for candidato a governador e se Deus permitir ganhar as eleições, quero repetir essa mesma estratégia: a aliança ser com o povo.”

ACM Neto também destacou sua postura institucional durante os oito anos em que esteve à frente da prefeitura de Salvador, ressaltando que sempre manteve o diálogo com o então governador Rui Costa, mesmo sendo de campos políticos opostos.

“Não deixei de procurar Rui Costa para propor a ele um trabalho conjunto, que aliás foi elogiado no Brasil todo. Isso não significou depois qualquer tipo de apoio político. As pessoas civilizadas, que têm a compreensão do seu papel institucional, fazem dessa forma. Separam a disputa política-eleitoral, que é legítima e que acontece a cada quatro anos, do que é o trabalho institucional e administrativo”, explicou.

Neto completou aconselhando prefeitos a manterem uma postura de diálogo com o governo estadual, independentemente das disputas políticas.

“Toda vez que sou perguntado por algum prefeito se deve atender o governador, se deve ter audiência com o governador, se deve receber o governador na sua cidade, eu digo que sim. Porque foi assim que eu fiz durante oito anos. E é assim que a boa convivência, a maturidade e a civilidade política recomendam.”

*Com informações do repórter André Silva

Comentários

Leia também

Política
Defesa de Bolsonaro responde a Moraes, nega violação de medidas e critica a PF

Defesa de Bolsonaro responde a Moraes, nega violação de medidas e critica a PF

Investigação apontou uso dissimulado de redes sociais, contatos com outros réus e risco...
Política
STF forma maioria para condenar Zambelli pela segunda vez

STF forma maioria para condenar Zambelli pela segunda vez

Ministros analisam caso em que deputada sacou uma arma na rua em SP
Política
Lula rebate críticas e diz que COP30 mostrará a realidade da Amazônia

Lula rebate críticas e diz que COP30 mostrará a realidade da Amazônia

A declaração do petista aconteceu durante a cúpula de países amazônicos, na Colômbia ...