Educação

Professores da rede municipal aprovam paralisação de atividades por três dias

O secretário de educação afirmou que se for caracterizado que não há sustentação legal para a paralisação, os pontos dos professores podem ser cortados.

14/04/2025 13h27
Professores da rede municipal aprovam paralisação de atividades por três dias
Foto: Matheus Gabriel

Professores e trabalhadores da educação da rede municipal de Feira de Santana iniciaram, na manhã desta segunda-feira (14), uma paralisação de três dias em protesto contra o não cumprimento de pautas da categoria. A decisão foi tomada em assembleia promovida pela APLB Sindicato, realizada na sede da entidade, na Rua Barão do Cotegipe.

A principal reivindicação é a efetivação da reserva de um terço da carga horária para atividades extraclasse, um direito garantido pela Lei Federal nº 11.738/2008, mas que, segundo os professores, segue sendo descumprido pelo município.

Foto: Matheus Gabriel

A alteração na jornada de trabalho dos professores foi publicada no sábado (12), no Diário Oficial do Município por meio de portaria. 

A presidente da APLB, Marlede Oliveira, demonstrou indignação com a situação. “Queremos o tempo que o professor tem direito para planejar, corrigir atividades, elaborar avaliações, fazer pesquisas… Isso é um direito adquirido desde 2008. O que o Governo fez agora foi simplesmente aumentar a carga do professor. Ao invés de contratar mais profissionais, só chamou 192, quando sabemos desde o início do ano que faltam cerca de 300. Resultado: o professor que antes dava 26 horas de aula por semana agora terá que dar 30. É trabalhar mais e ganhar menos, uma afronta à lei e à categoria”, afirmou.

A sindicalista também criticou a falta de respostas por parte da gestão municipal. “Nossa pauta foi entregue e não teve resposta. Nenhuma resposta sobre reajuste salarial, alteração de carga horária, mudança de referência. Nada. A única ação do Governo foi aumentar a carga de trabalho. Isso é punição à categoria”, protestou.

Durante a assembleia, os profissionais aprovaram, por unanimidade, a paralisação das atividades nesta segunda, terça e quarta-feira. Uma nova assembleia será realizada na quarta-feira para avaliar os rumos do movimento.

Prefeitura afirma que portaria visa apenas ajuste à lei

Em resposta, o secretário de Educação e vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto, negou qualquer aumento de carga horária e afirmou que a portaria publicada recentemente tem como objetivo apenas ajustar a jornada dos professores ao que está previsto em lei.

“Não existe qualquer possibilidade de ampliar a carga horária além do que a legislação determina. O professor concursado para 20 horas semanais tem direito a um terço disso para planejamento. Parte da rede já cumpre isso, mas outra parte precisa de ajuste, e é para isso que a portaria foi feita”, explicou.

Foto: Jorge Magalhães

O secretário lamentou a decisão da paralisação. “Já é a terceira paralisação do ano, mesmo com a reposição de aulas, o prejuízo para os mais de 56 mil alunos é inegável. Sempre estivemos abertos ao diálogo e vamos continuar assim”, afirmou Pablo.

Questionado sobre possíveis medidas diante da paralisação, o secretário informou que a Procuradoria Geral do Município foi acionada para avaliar os desdobramentos.

“Se for caracterizado que não há sustentação legal para a paralisação, os pontos dos professores podem ser cortados. Estamos esperando a orientação da Procuradoria para tomar as providências”, disse.

Pablo também reforçou o apelo para que os professores usem o bom senso. “Estamos falando de uma semana que inclui dois feriados. São praticamente dez dias sem aula. Isso é um absurdo. O que pedimos é que os professores mantenham as atividades enquanto o diálogo continua. Nunca nos negamos a conversar com a categoria”, concluiu.

*Com informações do repórter Matheus Gabriel

Comentários

Leia também

Educação
Secretário de Educação aposta em integração entre secretarias para combater violência escolar

Secretário de Educação aposta em integração entre secretarias para combater violência escolar

O número de casos de violência no ambiente escolar mais que triplicou em uma década...
Educação
Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Iniciativa promove criação do mascote oficial da Seduc com direito a premiação
Educação
Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Kaleb foi selecionado para participar de campeonato de boxe