Voo com mais de 90 deportados dos EUA chega ao Brasil
Comitiva totaliza 627 pessoas desde mudanças nas políticas migratórias
Um avião com 96 brasileiros deportados dos EUA aterrissou em Fortaleza (CE) nesta sexta-feira (11), às 9h10. A Polícia Federal (PF) ficou responsável pela identificação dos passageiros e verificação de eventuais mandados de prisão. Em fevereiro, dois deportados estavam com mandados de prisão em aberto e foram presos.
Esse foi o sexto voo da semana trazendo cidadãos deportados do território norte-americano, totalizando 627 brasileiros deportados desde a posse de Donald Trump. As aeronaves anteriores chegaram com 88, 111, 101, 127 e 104 passageiros, respectivamente.
Inicialmente, os voos pousavam em Belo Horizonte (MG), mas o governo federal redirecionou os desembarques para Fortaleza após protestos contra a prática americana de transportar deportados algemados.
Em resposta à situação, tramita na Câmara dos Deputados um projeto que propõe pagar um auxílio emergencial de um salário mínimo por até 12 meses a brasileiros deportados ou expulsos de outros países. A proposta ainda será analisada por comissões temáticas.