Com atraso e vetos, Lula sanciona Orçamento de 2025
Lula retirou dois pontos do texto em relação ao que foi aprovado pelo Congresso em março
Com dois vetos, o presidente Lula (PT) sancionou a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2025, na noite desta quinta-feira (10). Orçamento propriamente dito para o ano, mas houve atraso com as articulações no Congresso.
Lula retirou dois pontos do texto em relação ao que foi aprovado pelo Congresso em março:
- 40,2 milhões em despesas discricionárias (não obrigatórias) ligadas a rodovias e transportes;
- 2,97 bilhões em despesas financeiras do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Com a sanção, o governo terá novamente o desafio de zerar o deficit das contas públicas. Para isso, será necessário ao menos igualar receitas e despesas. É o mesmo objetivo de 2024.
Há uma estimativa de superavit (contas no azul) de R$ 15 bilhões para fins de cumprimento da meta fiscal, valor esse que exclui gastos com precatórios, requisições de pagamento expedidas para cobrar valores devidos de uma sentença judicial. A lei conta que o governo conseguirá cumprir a meta fiscal com folga.