Feira de Santana

Prefeito detalha aplicação dos recursos de empréstimos e antecipa obras em diversos bairros

José Ronaldo destacou que pelo menos dois projetos estão praticamente prontos para execução, incluindo o da Avenida Artêmia Pires.

11/04/2025 06h25
Prefeito detalha aplicação dos recursos de empréstimos e antecipa obras em diversos bairros
Foto: Rafael Marques

O prefeito José Ronaldo apresentou na quinta-feira (10), no Paço Municipal, o balanço dos primeiros 100 dias de gestão à frente da Prefeitura de Feira de Santana. A apresentação foi marcada por explicações sobre os empréstimos aprovados pela Câmara Municipal, que somam R$ 500 milhões, e pelo detalhamento de obras estruturantes previstas para diversos bairros da cidade.

Apesar do valor expressivo dos empréstimos, José Ronaldo foi categórico ao explicar que orçamento e dinheiro em caixa são coisas diferentes.

“Há uma previsão orçamentária, mas isso não significa que o recurso está disponível. Orçamento é papel, é planejamento, não é dinheiro. O financeiro depende da arrecadação e dos trâmites legais para que o dinheiro, de fato, entre na conta da Prefeitura”, explicou.

Segundo o prefeito, os recursos obtidos ainda estão em fase de tramitação. “Muita gente acha que o dinheiro cai na conta assim que o empréstimo é aprovado. Não é assim. Existe uma série de etapas: encaminhamento de documentos, análise do banco, aprovação de órgãos federais como o Banco Central. Estamos cumprindo essas fases”, destacou.

José Ronaldo detalhou que os valores dos empréstimos estão vinculados a projetos já definidos, como a urbanização da Lagoa Grande e Lagoa Salgada, duplicação e drenagem da Avenida Artêmia Pires, drenagem nos bairros Baraúnas, Panorama, Campo Limpo e Feira X. Além disso, ele anunciou a criação de novas avenidas, como uma que ligará a Avenida Ayrton Senna até as imediações da Lagoa da Berreca, e outra projetada em direção ao aeroporto da cidade.

“A ideia é criar novas alternativas de tráfego, desafogando vias já congestionadas como a João Durval e a Presidente Dutra. Feira terá novas avenidas e bairros inteiros serão 100% asfaltados. Não é asfalto em um ou outro lugar, são muitas ruas, muitos bairros mesmo”, afirmou o prefeito.

Ele lembrou ainda da experiência com empréstimos anteriores, como o que viabilizou a construção dos viadutos da cidade.

“Com os recursos internacionais que obtivemos no passado, conseguimos fazer projetos rápidos e eficazes. O banco ficou tão satisfeito que premiou o município. A expectativa agora é repetir esse desempenho”, disse.

Para assegurar que as obras não sejam prejudicadas futuramente, José Ronaldo relatou uma reunião com a Embasa, junto ao governador Jerônimo Rodrigues. O objetivo foi garantir que os serviços de esgotamento sanitário sejam feitos antes do asfaltamento, evitando que ruas recém-requalificadas sejam quebradas depois.

“Já cobramos e a Embasa está em contato com nossa equipe para atuar simultaneamente. Queremos obras bonitas e duradouras”, concluiu.

A gestão agora se concentra na finalização dos projetos técnicos, enquanto os trâmites legais continuam. O prefeito destacou que pelo menos dois projetos estão praticamente prontos para execução, incluindo o da Avenida Artêmia Pires.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Especialista destaca revolução dos imóveis populares em Feira de Santana

Especialista destaca revolução dos imóveis populares em Feira de Santana

Há cerca de 20 anos, os imóveis populares eram construídos como numa linha de produção,...
Feira de Santana
Concessionárias de energia têm responsabilidade sobre danos e cobranças indevidas, alerta advogada

Concessionárias de energia têm responsabilidade sobre danos e cobranças indevidas, alerta advogada

Qualquer oscilação ou queda de energia que cause prejuízo ao consumidor gera obrigação...
Feira de Santana
Cirurgião do HGCA é encontrado morto dentro de clínica em Santo Estêvão

Cirurgião do HGCA é encontrado morto dentro de clínica em Santo Estêvão

Em nota, a Direção Geral do HGCA lamentou o ocorrido e destacou a importância do legado...