Hora do Empreendedorismo

Edileusa Carneiro transforma sonho em referência educacional em Feira de Santana

O Colégio Interagir é hoje referência em educação inovadora e humanizada. Edileuza Carneiro é o exemplo de como uma ideia aliada à paixão e esforço pode transformar a vida de muitas pessoas.

09/04/2025 18h40
Edileusa Carneiro transforma sonho em referência educacional em Feira de Santana

De origem simples no município de Pé de Serra, a empreendedora Edileusa Carneiro construiu uma das propostas pedagógicas mais inovadoras de Feira de Santana. Fundadora do Colégio Interagir, ela compartilhou sua trajetória e visão de educação humanizada e empreendedora durante entrevista ao quadro Hora do Empreendedorismo do programa Jornal do Meio Dia.

“Vim para Feira de Santana aos 16 anos, me graduei em Pedagogia, me especializei em Gestão Escolar e segui minha carreira como coordenadora pedagógica. Em 2017, nasceu o Colégio Interagir, uma escola que começou com uma ideia ousada e 90 dias depois já tinha suas primeiras matrículas realizadas apenas com a proposta pedagógica apresentada no computador”, lembra Edileusa.

A escola, localizada no bairro Papagaio, surgiu com um olhar diferenciado para a educação, focado na personalização do ensino e no contato com a natureza. “A proposta era disruptiva. Acreditamos numa escola mais humanizada. Cada aluno é único. Cada família também”, explica.

Desde o início, o Colégio Interagir teve como princípio resgatar a simplicidade e o contato com a terra, elementos pouco comuns nas escolas tradicionais.

“Começamos no quintal, com árvores frutíferas, grama, piqueniques… A aprendizagem que valorizamos é aquela que o dinheiro não compra. Isso foi contestado no começo, mas após a pandemia, com estudos reforçando a importância da natureza na educação, ganhamos notoriedade”, contou Edileusa.

Ela ressalta que o maior desafio não foi o pedagógico, mas o empresarial. “Eu não sou empresária, sou educadora. Aprendi na prática a diferença entre empreender e gerir uma empresa. E nesse ponto, o apoio do Sicoob foi fundamental. Nenhum banco queria abrir as portas para uma escola pequena em início de jornada. Mas foi o Sicoob, através da Vandalva, que nos ajudou com estrutura financeira, implantação de boleto bancário e cartão de crédito”, destaca.

A inovação do Colégio Interagir vai além da metodologia de ensino. A escola introduziu o empreendedorismo desde a educação infantil, com feiras e atividades que estimulam o pensamento crítico, a autonomia e a valorização das relações.

“Nossos alunos aprendem desde cedo a diferença entre preço e valor. Eles participam de feirinhas, planejam eventos, fazem contas, divulgam seus produtos… Isso tudo gera aprendizado real. E vai além da escola. Criamos também a Feira da Mulher Empreendedora, que envolve mães da comunidade escolar que empreendem de casa e muitas vezes não têm visibilidade”, relatou.

A experiência internacional também passou a fazer parte da jornada de Edileusa. Ela viajou para a Hungria com o objetivo de estudar o desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos e ampliar sua compreensão sobre as bases da educação humanizada.

“Fui com uma amiga de Feira de Santana, Gabriela, e vivenciei uma formação sobre movimento livre e constituição do sujeito nos primeiros anos de vida. Com isso, hoje olho para cada criança desde a gestação. Esse olhar muda tudo. Quando cuidamos da primeira infância, cuidamos da sociedade do futuro”, afirmou.

No encerramento da entrevista, Edileusa fez um agradecimento especial. “Quero mandar um beijo e um abraço para minha mãe. O sonho dela era me ouvir no rádio, e hoje esse sonho está sendo realizado. Ela sempre me guiou pelo caminho do bem”, disse.

Comentários

Leia também

Hora do Empreendedorismo
Especialista explica como a consultoria e a gestão financeira pode transformar negócios

Especialista explica como a consultoria e a gestão financeira pode transformar negócios

Falta de gestão pode levar pequenas empresas à falência
Hora do Empreendedorismo
De Feira de Santana para o Brasil: Kombucha Unaquí revoluciona o mercado de bebidas saudáveis

De Feira de Santana para o Brasil: Kombucha Unaquí revoluciona o mercado de bebidas saudáveis

O produto foi ganhando espaço no mercado local e, em 2019, chegou às prateleiras de lojas...
Hora do Empreendedorismo
Transformação na comunicação: jornalistas analisam o setor e suas dificuldades

Transformação na comunicação: jornalistas analisam o setor e suas dificuldades

O mercado da comunicação está em constante evolução e, para se destacar, é preciso...