Centro Médico da UnexMed já realizou mais de 160 atendimentos em uma semana
A unidade oferece consultas gratuitas em diversas especialidades e integra a prática clínica ao processo de formação dos estudantes de medicina da instituição.
Compromisso social, inovação e formação médica de excelência. Essas são as bases que sustentam o recém-inaugurado Centro Médico da UnexMed em Feira de Santana, que começou os atendimentos no dia 31 de março e já demonstra impacto significativo na rede de saúde local. A unidade oferece consultas gratuitas em diversas especialidades e integra a prática clínica ao processo de formação dos estudantes de medicina da instituição.
Em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia (Rádio Princesa FM), o professor Dr. Rinaldo Barros, coordenador do curso de Medicina da Unex, destacou a importância da iniciativa.
“Desde que instalamos o primeiro curso de medicina privado em Feira de Santana, assumimos o compromisso de causar impacto positivo na sociedade. O Centro Médico é a materialização desse compromisso social, que agora se torna realidade”, afirmou.
O novo Centro Médico oferece atendimentos em clínica médica, cardiologia, nefrologia, pediatria, aconselhamento genético para doenças raras e conta ainda com uma sala de imunização voltada à prevenção e profilaxia. Os atendimentos são gratuitos e supervisionados por preceptores especialistas, que acompanham os estudantes durante todo o processo.
Segundo o professor Rinaldo, há três formas de agendamento: presencialmente no Complexo da Unex, na Avenida Artêmia Pires, das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta; por meio de encaminhamento das unidades básicas de saúde via Secretaria Municipal de Saúde; ou pelo telefone (75) 3602-7020.
“Já na primeira semana de funcionamento, 163 pacientes foram atendidos. Tivemos 600 agendamentos em apenas sete dias após a abertura da agenda. Isso mostra o impacto imediato na redução da fila por atendimento em especialidades que muitas vezes não estão disponíveis na rede municipal”, destacou o coordenador.
A estrutura do centro também representa um avanço significativo na formação médica, ao conectar os estudantes com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Não é possível formar profissionais de saúde sem que eles estejam diretamente inseridos no SUS. Aqui, os alunos vivenciam o atendimento real, com foco humanístico e baseado em evidências científicas”, explicou o professor.
O processo formativo ocorre em etapas. Os estudantes dos semestres mais avançados (5º ao 7º) são os primeiros a atender pacientes sob supervisão direta. Antes disso, passam por treinamentos em laboratórios de simulação.
“Agora é o momento de transformar o que foi aprendido nos manequins em prática clínica. Eles atendem em dupla, sob orientação de um preceptor, com prontuário eletrônico e revisão cuidadosa dos casos”, completou.
Outro diferencial do modelo é o aprofundamento no raciocínio clínico e no cuidado individualizado.
“Quando um paciente chega com dor de cabeça, nosso estudante é ensinado a investigar além do óbvio. Se há enjoo, outros sintomas associados, ele precisa formar uma árvore de problemas e raciocinar com base nas probabilidades estatísticas. Esse é um aprendizado profundo, que aumenta a assertividade no diagnóstico”, afirmou Dr. Rinaldo.
Com a expectativa de atender entre 400 e 500 pessoas por mês, o projeto reforça o papel da Unex na promoção da saúde pública.
“Estamos contribuindo para que centenas de pessoas não fiquem mais na fila, sem atendimento. Esse é o nosso papel: formar médicos preparados e cuidar da população”, disse o professor.