Bahia

Hemoba realiza campanha para mobilizar doadores de plaquetas na Bahia

São 73 doações de plaquetas por mês, quando há a necessidade de uma média de 105 doações

05/04/2025 17h00
Hemoba realiza campanha para mobilizar doadores de plaquetas na Bahia
Foto: Divulgação

Diante do baixo nível do estoque de plaquetas, a Hemoba promove uma campanha para mobilizar as pessoas a doarem regularmente este hemocomponente, já que tem validade de apenas cinco dias. A Fundação recebe uma média mensal de 73 doações de plaquetas, quando atualmente há a necessidade de uma média de 105 doações. 

A transfusão de plaquetas beneficia pacientes em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma e queimaduras, dentre outros. Em 2024, foram 872 doações.

O processo leva entre 60 a 90 minutos e pode ser realizado uma vez a cada 15 dias, totalizando 24 vezes ao ano. Para doar plaquetas é necessário preencher os mesmos requisitos exigidos para uma doação de sangue, além de ter realizado pelo menos uma doação sanguínea nos últimos 12 meses, não ter utilizado nenhum medicamento que contenha ácido acetilsalicílico (AAS, Melhoral, Sal de Frutas, Engov, Coristina D, Cibalena, Aspirina) ou antiinflamátorios até sete dias antes da doação e pesar no mínimo 60 kg.

A Fundação recomenda a doação por aférese, procedimento que separa e coleta componentes do sangue, como plaquetas, glóbulos vermelhos ou plasma, tendo em vista que contém 6 a 8 vezes mais plaquetas do que uma doação comum e parte delas pode ser doada sem causar qualquer impacto negativo à saúde do doador.

Comentários

Leia também

Bahia
Governo do Estado inaugura escola de tempo integral em Tanquinho

Governo do Estado inaugura escola de tempo integral em Tanquinho

Colégio Estadual de Tempo Integral Novis Filho é a 90ª unidade entregue pela atual gestão...
Bahia
Vereador recém-empossado morre em acidente na BR-324

Vereador recém-empossado morre em acidente na BR-324

Neguinho Motorista retornava da capital baiana com destino a Itagibá quando colidiu com...
Bahia
Reformas de escolas no interior serão pagas com precatórios do Fundef

Reformas de escolas no interior serão pagas com precatórios do Fundef

Obras receberação um aditivo de R$ 2.131.246,26 ao valor original do contrato