Presidente do Consórcio de Saúde defende construção de nova Policlínica exclusiva para Feira de Santana
O objetivo, segundo ele, é suprir a sobrecarga da unidade já existente, que atualmente atende 29 municípios da região.
Ao assumir a presidência do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Bahia, o prefeito de Anguera, Mauro Vieira, revelou uma das suas principais propostas: a instalação de uma nova Policlínica Regional de Saúde, desta vez exclusiva para Feira de Santana. O objetivo, segundo ele, é suprir a sobrecarga da unidade já existente, que atualmente atende 29 municípios da região.
“Feira de Santana tem quase 600 mil habitantes, mais que várias capitais do país. A Policlínica atual já não comporta a demanda sozinha. É essencial que a cidade tenha uma unidade só para ela”, defendeu Mauro ao destacar que levará a proposta pessoalmente ao governador Jerônimo Rodrigues, em reunião marcada para acontecer após a Quaresma.
Mauro também ressaltou que, apesar do apoio político que recebeu de diversas correntes — da direita à esquerda —, sua gestão é baseada no diálogo com todas as esferas de poder, incluindo o Governo do Estado e o Governo Federal.
“Faço parte da base do Governo do Estado e mantenho um bom relacionamento com o governador Jerônimo e ele me garantiu que vamos intensificar a parceria com o consórcio de saúde”, contou.
Segundo Mauro, a Policlínica de Feira de Santana já é destaque entre as 22 unidades do estado, mas ainda precisa melhorar sua capacidade de atendimento.
“Hoje, conseguimos atender apenas 70% da demanda. Queremos alcançar 80%, mas para isso precisamos melhorar a logística, investir em capacitação e atualizar equipamentos que já estão defasados”, explicou.
Entre as propostas de ampliação estão o aumento de exames como ressonância e tomografia, que atualmente enfrentam limitações por conta da idade dos equipamentos.
“A Policlínica já tem sete anos. A aparelhagem começa a saturar e os veículos usados no transporte também precisam ser renovados. Vamos apresentar tudo isso ao governador”, afirmou.
Outro ponto levantado pelo novo presidente do consórcio foi a importância dos mutirões de saúde, que pretende implementar em todos os municípios consorciados. “Vamos sugerir mutirões regulares, que facilitem o acesso à saúde e desafoguem hospitais como o Clériston Andrade”, disse.
Mauro também destacou a importância da parceria com deputados para a obtenção de recursos. “Antes mesmo de ser eleito, conversei com o deputado federal Zé Neto, que se comprometeu em destinar emendas de até R$ 5 milhões para a Policlínica. Esses recursos podem transformar a realidade da saúde na região.”
Sobre sua eleição à presidência do consórcio, Mauro reconheceu o apoio de nomes como o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo. Apesar de ter sido apoiado por nomes de diferentes espectros políticos, Mauro reforçou que a eleição foi feita com base em diálogo e compromisso com a saúde pública.
“Eu não posso fazer nada sozinho. Com humildade e vontade de aprender, vou buscar o melhor para nossa região e essa nova Policlínica para Feira é um passo essencial para isso.”