Cultura

80ª edição do ‘Globo de Ouro’ acontece nesta terça

Evento não será transmitido no Brasil

10/01/2023 15h38
80ª edição do ‘Globo de Ouro’ acontece nesta terça
Foto: Divulgação

Thacy Mendes

O Globo de Ouro, uma das principais premiações cinematográficas, ocorre nesta terça-feira (10), com apresentação do comediante Jerrod Carmichael. Esta é a 80ª edição do evento, que será transmitida ás 22h (horário de Brasília) nos Estados Unidos. O Brasil não receberá transmissão.

O retorno da transmissão é um destaque da edição deste ano, já que em 2022 não houve transmissão e nem presença de celebridades. A organização foi criticada, mas justificou que a decisão foi tomada para evitar os avanços da Covid-19.

Outro diferencial da edição foi a inclusão de quatro prêmios nas categorias de TV, dando mais visibilidade a obras televisas.

DESTAQUES E APOSTAS

O longa-metragem “Os Banshees de Inisherin” (dirigido por Martin McDonagh) recebeu oito indicações no total, e é um dos destaques da edição. Outro grande nome é “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”, indicado em seis categorias.

Os dois filmes foram bem recebidos pela crítica e já receberam prêmios em outros eventos, o que não deve mudar esta noite e ambos devem sair premiados.

As expectativas são altas para Cate Blanchett e Austin Butler, indicados a “Melhor Atriz em filme de drama” e “Melhor Ator em filme de drama” por, respectivamente, “TÁR” e “Elvis”. Butler já é cotado como favorito para ser vencedor e deve levar um troféu, e o mesmo ocorre com Blanchett, contudo, a atriz disputa com outros grandes nomes favoritos, como Viola Davis e Ana de Armas.

No âmbito das séries, uma das grandes estréias do ano, “Wandinha”, a segunda série de maior audiência da Netflix em 2022, entra para a competição como uma das favoritas do público, indicada a “Melhor série de comédia ou musical”. A atriz protagonista da série, Jenna Ortega também recebeu indicação na categoria “Melhor atriz em comédia em série de comédia ou musical” e disputa diretamente com Selena Gomez, por “Only Muders in the Building”.

Outra grande disputa será na categoria de “Melhor canção original”, com Taylor Swift (“Carolina”, de Um lugar bem longe daqui) , Lady Gaga (“Hold my hand”, de Top Gun: Maverick) e Rihanna (“Lift me up”, de Pantera Negra: Wakanda para sempre). Apesar de três grandes nomes do pop estarem disputando, a reviravolta pode acontecer e o prêmio ir para M.M. Keeravani, com a canção “Naatu Naatu” do filme indiano “RRR: Revolta, Rebelião, Revolução”.

Comentários

Leia também

Cultura
Comércio e exposição no Arte na Avenida neste domingo

Comércio e exposição no Arte na Avenida neste domingo

Ação reúne artesãos e comerciantes de artesanato
Cultura
Com homenagens a Iemanjá, baianos lotam Rio Vermelho para início dos festejos

Com homenagens a Iemanjá, baianos lotam Rio Vermelho para início dos festejos

Bairro já estava lotado desde a noite de quarta (1); presente para a Rainha do Mar chegou...
Cultura
Natural de Feira de Santana, morre o ator Ilya São Paulo

Natural de Feira de Santana, morre o ator Ilya São Paulo

Ilya São Paulo tinha 59 anos e foi encontrado sem vida pela esposa, no Rio de Janeiro ...