7ª Semana de inovação discute a relação entre empresários e o profissional do futuro
Empresários discutiram também inovações no varejo
Na manhã de quarta-feira (09) a 7ª Semana de inovação trouxe uma mesa de discussão que teve como tema “O Olhar do empresário sobre o profissional do futuro”, com o diretor comercial do grupo Mersan Luiz Mercês Jr, o empresário Edson Piaggio, o empresário Genildo Melo e mediado por Marco Silva, empresário e presidente do sindicato do comércio de Feira de Santana.
Edson Piaggio destacou as características do profissional do futuro.
“O profissional do futuro hoje tem uma preocupação com relação a empresa que não tinha no passado, hoje o profissional está preocupado em saber qual é o propósito da empresa que ele vai trabalhar, o está trabalhando, olhando a sua posição em relação ao respeito a diversidade, ao cuidado com o meio ambiente, uma visão a longo prazo que essa nova geração está interessada. Então as empresas têm que deixar bem claro qual é o seu propósito.” Disse.
O diretor comercial do grupo Mersan, Luiz Mercês Jr, afirmou que atualmente as empresas estão sendo escolhidas pelos profissionais.
“Para falar de profissional de futuro a gente precisa entender muito dessa geração, eles estão menos ligados ao ter e mais ligados ao conquistar experiências, a usufruir. então é um profissional que está muito mais ligado aos valores da empresa, por isso a empresa tem que ter muito claro quais são seus valores, a sua cultura, sua visão e esse profissional ele vai ter que tá muito alinhado com isso, ele só vai querer estar na empresa que esses valores se casem. Eu defendo muito que na hora da contratação as empresas não escolhem mais o profissional, elas estão sendo escolhidas, então a gente tem que adaptar nossas empresas pra que elas sejam escolhidas. Então a gente tem que melhorar cada vez mais as nossas empresas pra está atraindo essa nova mão de obra.” Afirmou.
Genildo Melo destacou a importância de se discutir assuntos como os promovidos pelo Sebrae.
“Hoje foi um dia de muita felicidade pra todos nós, principalmente pra Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana que está inserida na Sétima Semana de Inovação promovida pelo SEBRAE e demais entidades. Nós tivemos a oportunidade de discutir o futuro do emprego, futuro das profissões e ouvimos diversos depoimentos de empresários, de jovens que estão se inserindo nesse mercado de trabalho e nós entendemos que os jovens precisam se qualificar a cada vez mais, procurando estar participando do momento político e econômico do nosso país, principalmente de Feira de Santana e região pra que essas pessoas possam ter oportunidade de estarem inseridas nas empresas em nossa cidade.” DIssse.