7ª Edição da EndoMarcha é realizada em Feira de Santana
Foi realizada na manhã deste sábado, 29, a 7ª edição da EndoMarcha, evento que tem como objetivo a conscientização sobre a endometriose. O evento contou com a participação de um grupo de mulheres que saíram da antiga Praça Marcos Morais em direção à prefeitura. Em entrevista à nossa equipe, Layane Cedraz, psicóloga e coordenadora do […]
Foi realizada na manhã deste sábado, 29, a 7ª edição da EndoMarcha, evento que tem como objetivo a conscientização sobre a endometriose. O evento contou com a participação de um grupo de mulheres que saíram da antiga Praça Marcos Morais em direção à prefeitura.
Em entrevista à nossa equipe, Layane Cedraz, psicóloga e coordenadora do evento, explicou a importância da EndoMarcha.
“A EndoMarcha é um evento mundial. Este ano, estamos na 12ª edição a nível Brasil. Hoje, com muito orgulho, eu digo que a nossa cidade é a única no Nordeste a trazer esse movimento. Gostaria que houvesse em todas as cidades do nosso estado, mas, infelizmente, estamos caminhando a passos lentos, em um trabalho de formiguinha, onde cada um vai fazendo a sua parte e compartilhando suas histórias”, relatou a coordenadora.
Ela também explicou as principais dificuldades que enfrenta na luta pela conscientização.
“Eu acho que a maior dificuldade hoje começa pelas universidades, porque não temos profissionais com o conhecimento genuíno para reconhecer todas as lesões. Então, é muito difícil conseguirmos convencer um serviço público, por exemplo, da importância disso, se não temos profissionais realmente capacitados para essa identificação. Temos profissionais que reconhecem a endometriose, mas, infelizmente, podemos contá-los nos dedos no Brasil”, informou Layane Cedraz.
Com informações do repórter Matheus Gabriel