Bahia

Embasa negocia captação de recursos com Banco Mundial, em Brasília (DF)

A empresa vem buscando junto ao mercado financeiro, com agentes nacionais e internacionais, o financiamento de investimentos necessários em água e esgotamento sanitário

11/08/2024 07h12
Embasa negocia captação de recursos com Banco Mundial, em Brasília (DF)
Foto: Divulgação

O presidente da Embasa, Leonardo Goes, se reuniu com representantes do Banco Mundial, na última quarta-feira (6) em Brasília (DF), visando a captação de recursos para investimentos estruturais voltados à segurança operacional e hídrica do sistema integrado de abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador (RMS). A empresa vem buscando junto ao mercado financeiro, com agentes nacionais e internacionais, o financiamento de investimentos necessários em água e esgotamento sanitário para garantir o cumprimento do Novo Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização dos serviços até 2033. 

O presidente da Embasa apresentou dados de 3 projetos estruturantes de segurança hídrica para a região metropolitana de salvador, na ordem de R$ 1,4 Bilhão de reais, objetos da captação de recurso e aprofundou o entendimento sobre a proposta indicativa do banco direcionada ao financiamento dessas grandes obras. “Temos um grande desafio pela frente, ampliar o acesso à água tratada para toda a população, garantindo a segurança hídrica na operação do sistema de abastecimento. Para isto, mapeamos os investimentos e estamos buscando recursos para a construção e melhorias da infraestrutura instalada nos próximos anos”.

Além dos projetos estruturantes, a Embasa demonstrou os resultados de 2023 e sua capacidade de pagamento e alavancagem financeira, melhoria na nota do rating da Moody’s elevando a perspectiva de estável para positiva (AA-.br), além da aprovação por parte do órgão regulador – Agersa – da capacidade econômica e financeira da Embasa para universalização dos serviços de saneamento em março/ 2024. “Reforçamos neste encontro a segurança financeira da companhia, que registrou no ano passado, crescimento recorde no seu desempenho econômico. Em maio deste ano, tivemos a classificação de crédito elevada pela Moody´s, ampliando possibilidades de obtenção de crédito com menor custo e maior prazo, afirma a diretora financeira e comercial, Marcela Lima, presente ao encontro. 

Pelo Banco Mundial, participaram da reunião o coordenador de operações de água, Luis Andres; a especialista sênior em recursos hídricos, Paula Freitas; e a especialista em abastecimento de água e saneamento, Viviane Virgolim. Pela Embasa, também estavam presentes o diretor de Gestão Corporativa, Jazon Júnior, e o gerente da Unidade de Administração Financeira, Márcio Gide.

Comentários

Leia também

Bahia
Hemoba funcionará no feriado da Proclamação da República

Hemoba funcionará no feriado da Proclamação da República

No interior do estado, somente a unidade de Feira de Santana abrirá no dia 16, das 7h30...
Bahia
Diesel apresenta redução de 2,9% e preço da gasolina permanece sem alteração

Diesel apresenta redução de 2,9% e preço da gasolina permanece sem alteração

Preços dos produtos da Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em...
Bahia
Queda de elevador deixa dois mortos em prédio de luxo em Salvador

Queda de elevador deixa dois mortos em prédio de luxo em Salvador

Equipamento despencou do 6º andar por volta das 10h desta quinta-feira (14); vítimas...