Feira de Santana

5 pontos para mudar de vida em 2024

Em entrevista ao De Olho Na Cidade, o coaching Joval Lacerda explicou em 5 passos, como mudar de vida em 2024.

01/01/2024 05h23
5 pontos para mudar de vida em 2024
Foto: Pixabay

Robson Nascimento

1°- Avaliar o ano de 2023:
O coaching Joval Lacerda afirma que o primeiro passo é fazer uma retrospectiva do ano de 2023, analisar as metas estipuladas e realizadas: “O fato de avaliar o que deu certo ou não, você vai perceber o motivo de não ter dado certo, será que não deu certo porque eu estava com as pessoas erradas? Não deu certo porque eu estava sem recursos financeiros para implementar meus projetos? Não deu certo porque não era o momento?”.

Com isso, você deve avaliar o que funcionou em 2023 que você pode replicar no ano seguinte. Seguir bem as estratégias de forma organizada é muito importante, mas a autoanálise também é fundamental para ter um ano de boas realizações. Segundo Joval, devemos replicar o que deu certo no ano anterior, melhorando sempre o resultado: “Faça sua retrospectiva, sua análise do ano que passou”.

2° – Definição de metas claras e realistas:

Criar e estipular as metas para um ano que se inicia precisa de clareza no que se quer alcançar, mas é preciso ser realista. De acordo com o coaching “Quem não sabe o que procura, não encontra quando acha”. O convidado traz um olhar sobre as oportunidades: “Quando eu não sei o que eu quero, eu deixo as oportunidades passarem, por isso, além de ter metas claras, é preciso ser realista”.

Por isso, é importante detalhar as suas metas. Se você vai comprar um carro, por exemplo, você deve colocar em sua meta o modelo, a cor, o valor do veículo, se será um veículo novo ou usado e em quanto tempo você deve realizar essa meta. Todos esses pontos devem ajudar a trazer clareza em suas metas.

Por fim, você precisa se questionar se esses indicadores são alcançáveis: “Se a meta é muito aquém da sua capacidade, o fato de não alcançar gera frustração. O fato de não alcançar vai fazer com que você desanime ou te levará a pensar que estabelecer metas não funciona”, alerta Joval Lacerda.

3° – Desenvolva um plano de ação

Para isso, listamos algumas perguntas importantes nesse processo:

Criar um plano de ação para realizar todas as metas vai fazer com que você não se esqueça do que é importante, não se perca nos prazos e não esqueça daquilo que é importante ser feito agora. De acordo com o coaching, essa é mais uma etapa indispensável: “Essa é mais uma etapa fundamental, que é ter um plano de ação muito bem desenhado”.

4° – Priorização daquilo que é mais importante e gestão do tempo

“Temos 24h em um dia; em média uma pessoa dorme 8h por dia. As outras 16h restantes são destinadas para construir nosso projeto de vida”, disse Joval. Segundo ele, é importante que você tenha rotinas positivas, além de se questionar o que tem tomado seu tempo de forma negativa. As redes sociais, por exemplo, podem ser nocivas quando o assunto é gestão do tempo e isso pode dificultar a chegada ao seu destino final.

5° – Equilibrar metas pessoais e profissionais

Saber equilibrar as metas pessoais e profissionais trará um ano novo melhor, conforme afirma o entrevistado: “Não se esqueça de priorizar a saúde; priorize o lado espiritual; trabalhe suas finanças; área profissional; lazer; suas conquistas materiais e relacionamentos”.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura de Feira divulga resultado preliminar da prova de títulos de concurso público

Prefeitura de Feira divulga resultado preliminar da prova de títulos de concurso público

O resultado foi disponibilizado no site oficial da Prefeitura e do Instituto Brasileiro...
Feira de Santana
Especialista esclarece dúvidas sobre radares de trânsito e penalidades em Feira de Santana

Especialista esclarece dúvidas sobre radares de trânsito e penalidades em Feira de Santana

Advogado Bruno Sobral destaca os diferentes tipos de radares, suas regulamentações e...
Feira de Santana
Prefeitura inicia recuperação da pavimentação da rua da Concórdia, no Caseb

Prefeitura inicia recuperação da pavimentação da rua da Concórdia, no Caseb

A Prefeitura também planeja avançar com a infraestrutura local