4ª Etapa do Campeonato Baiano de Team Penning movimenta Santo Estêvão com esporte, família e emoção
Evento reúne mais de 85 competidores, atrai famílias e destaca a força do esporte equestre na Bahia
A cidade de Santo Estêvão respira esporte e emoção neste fim de semana com a realização da 4ª Etapa do Campeonato Baiano de Team Penning, uma modalidade equestre que alia técnica, agilidade e parceria entre cavaleiro e cavalo. O evento, realizado na Fazenda Viração, começou na sexta-feira (25) e segue até domingo (27), reunindo competidores, famílias, apoiadores e amantes do universo rural.
A vice-presidente do campeonato, Juliana Firmino, celebrou o sucesso da etapa já no primeiro dia. “Começamos às 18h com cinco baterias, cada uma com 20 trios. Os quatro melhores de cada bateria se classificam para a semifinal. Todas as senhas para hoje foram esgotadas, e amanhã teremos o maior dia da competição, com provas das 9h às 23h30. É a maior etapa já realizada aqui na Fazenda Viração”, afirmou.
Com mais de 85 atletas oficialmente inscritos no campeonato, além de outros participantes avulsos que se inscrevem por etapa , a expectativa de público e competidores foi superada. “A integração, a categoria aberta, mirim, feminina e tropa de elite terão premiações. Na categoria aberta, por exemplo, paga-se até 40% do valor arrecadado com as inscrições. O Team Penning hoje paga mais do que outras modalidades equestres na Bahia”, destaca Juliana.
O presidente do campeonato, Dr. Cláudio Rocha, cardiologista e amante dos cavalos desde a infância, reforça o caráter democrático e familiar do evento. “Esse é um esporte que une gerações. Temos crianças, idosos, homens e mulheres participando lado a lado. Aqui é um lugar para cuidar da alma. Passou da porteira, todo mundo é igual.”
Dr. Cláudio também destacou a preocupação com o bem-estar animal, uma diretriz essencial da competição. “Não é permitido o uso de esporas que machucam o cavalo, nem agressões. Os animais são bem cuidados, assim como os bois utilizados nas provas. Além disso, temos ambulância e estrutura para emergências, garantindo segurança a todos”, acrescentou.
A emoção também se estende aos bastidores da pista. Um dos competidores mais experientes é Roque Angélico Araújo, de 75 anos, que participa do campeonato desde o início do esporte na Bahia. “Nasci na roça, sempre lidei com cavalo e gado. O Team Penning apareceu na minha vida há cerca de 10 anos, e desde então estou aqui. Já fui vice-campeão baiano na minha categoria. Enquanto der, eu sigo montando.”
Do outro lado da geração, quem também brilha na competição é Leonardo Rocha, de apenas 9 anos, que já participa do campeonato há dois anos. “Eu me sinto muito bem correndo. Já ganhei várias provas. Meu pai sempre me apoia. Amo esse esporte”, contou animado.
A categoria Mirim é um destaque à parte. Segundo Juliana Firmino, é a porta de entrada para o futuro do Team Penning. “As crianças correm com gás, com torcida dos pais na beira da pista. Isso não existia no início. Hoje, conseguimos criar uma categoria específica para elas, e é lindo de ver.”
Além da presença de atletas e famílias, o evento também conta com o apoio de empresas como o Grupo Motopel Honda, patrocinador da etapa. O gerente da unidade de Santo Estêvão, Laerte Lima, ressaltou a importância do apoio ao esporte local: “A Motopel está aqui para agregar valor à sociedade e incentivar um esporte que é saudável, competitivo e transforma vidas. Estamos expondo nossos produtos e mostrando que esporte e desenvolvimento social caminham juntos.”
A programação segue neste sábado (26) com mais baterias e a realização das categorias feminina, mirim e tropa de elite. E, para quem deseja se aventurar pela primeira vez, ainda há vagas em baterias como a GP Puro Sangue. “É só chegar, procurar a organização. Temos cavalos, estrutura e uma equipe pronta para receber quem quiser participar ou apenas assistir esse grande espetáculo”, garante o presidente Dr. Cláudio.
O evento também serve como preparação para a grande final do campeonato, marcada para setembro, durante a Expofeira, em Feira de Santana. “Ali será o ápice do nosso circuito. Já deixo o convite a todos para prestigiar esse esporte que une amizade, família, adrenalina e respeito pelos animais”, conclui o presidente.
*com informações de Ednalva Valença