Bahia

2 de julho: Entenda como independência da Bahia também foi uma conquista nacional

Entre guerra e resistência, a importância do 2 de julho não se direciona apenas ao estado baiano

02/07/2023 13h30
2 de julho: Entenda como independência da Bahia também foi uma conquista nacional
O Primeiro Passo para a Independência da Bahia/Pintura de Antônio Parreiras

Thaciane Mendes

Neste domingo (2), o estado baiano celebra o bicentenário da independência, conquistada no ano de 1823, contando com a participação de diversos nomes heróicos, como Maria Quitéria. Embora seja considerado feriado apenas na Bahia, a conquista foi importante para todo o território brasileiro.

Mesmo após a independência do Brasil, decretada no dia 7 de setembro de 1822, algumas tropas portuguesas ainda permaneceram em solo brasileiro, dentre eles, Salvador.

Por mais de 17 meses(de fevereiro de 1822 a julho de 1823), a Bahia guerreou contra as tropas portuguesas. Foi na manhã do dia 2 de julho de 1823, que o exército brasileiro retornou, vitorioso, à Salvador. Com a vitória do Exército e da Marinha do Brasil na Bahia, consolidou-se a separação política do Brasil de Portugal.

“As guerras lutadas na Bahia tiveram consequência diretamente na unidade nacional. Se não tivéssemos combatido e vencido nessas guerras, não iríamos ter o mapa do Brasil que temos hoje, porque a região baiana, que naquela época era de suma importância do ponto de visto portuário, e, consequentemente, uma parte do Nordeste teria sido perdida. E sem toda essa área do Nordeste, não teríamos o Brasil como conhecemos agora, poderíamos ter até duas ou três nações”, explica o professor de história, Sócrates Melo em entrevista ao De Olho na Cidade.

Assim, para muitos estudiosos, o 7 de setembro é uma data simbólica, já que muitas tropas portuguesas ainda não haviam se emancipado do Brasil, principalmente em localidades da região Nordeste. A importância do 2º de julho é refletida no próprio hino do estado baiano, que diz “Nasce o Sol a 2 de Julho, brilha mais que no primeiro. É sinal que neste dia, até o Sol é brasileiro”.

Foto: Montagem/De Olho na Cidade/Hino Baiano

MARIA QUITÉRIA: A HEROÍNA DA INDEPENDÊNCIA

Uma das principais avenidas da Princesa do Sertão homenageia uma das maiores heróinas da independência: Maria Quitéria. Apesar de lembrar muito um conto de fadas da Disney, a trajetória de Maria Quitéria é sinônimo de luta, pois a cidadã se disfarçou de homem para lutar nas forças armadas e defender seu povo, sendo a primeira brasileira a entrar para o exército.

Em Feira de Santana, a história da heroína é exposta para toda a população no Casarão Olhos D’Água. Além disso, ela já foi protagonista de livros, histórias em quadrinhos, obras audiovisuais, e peças de teatro.

Em homenagem a heróina, o grupo Cordel de teatro criou o espetáculo “Quitéria”, sob direção de Geovane Mascarenhas e com o protagonismo de Júlia Lorrana. No espetáculo, o público pode conhecer toda a trajetória valente de Maria Quitéria, importante para a história do estado, mas também para o empoderamento feminino.

“Muita gente só conhece essa parte onde os livros contam que ela se vestiu de homem e tudo mais e é justamente isso dentro do espetáculo que a gente deu uma ‘quebrada’, tentamos humanizar a Quitéria, mostrar a história dela desde o início, de quando ela nasceu até sua morte. E ela é marcante justamente por ir contra todo todo um padrão que a sociedade da época queria para as mulheres, ela estava a frente do seu tempo. Então, ela é marcante justamente por enfrentar essas essas barreiras essas limitações que eram impostas e por defender seu estado e o seu país”, diz a atriz Júlia Lorrana.

Foto: Divulgação

Para Lorrana, por ser uma mulher que foi contra todo o machismo e patriarcado da época para lutar pelo que ela acreditava, Maria Quitéria é uma inspiração: “Toda pessoa que se dispõe a seguir de fato aquilo que acredita em prol de algo muito maior, se torna muito marcante.”

Comentários

Leia também

Bahia
Jerônimo discute construção da ponte Salvador-Itaparica em jantar com Lula e Xi Jinping

Jerônimo discute construção da ponte Salvador-Itaparica em jantar com Lula e Xi Jinping

Governador afirmou que o evento foi uma oportunidade para fortalecer relações diplomáticas...
Bahia
Cores do Recôncavo realiza intervenção artística na Casa da Cultura de Saubara

Cores do Recôncavo realiza intervenção artística na Casa da Cultura de Saubara

A entrega do “Painel Cores do Recôncavo” será na sexta-feira, dia 22 e, no dia 23...