Política

2 de Julho: Candidatos presidenciais se reúnem em Salvador

Reunindo apoiadores, os três principais nomes para a presidência discursaram e chamaram atenção para a importância do 2 de julho.

02/07/2022 15h48
2 de Julho: Candidatos presidenciais se reúnem em Salvador
Foto: Divulgação

Sendo uma data marcante para a história da Bahia, os três principais nomes para as eleições presidenciais se reuniram na capital baiana. Em três diferentes atos, os pré-candidatos Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), e o atual presidente Jair Bolsonaro, reuniram apoiadores e discursaram.

Confira os atos políticos de cada um deles:

LULA REÚNE MILHARES DE PESSOAS EM CAMINHADA 

O pré-candidato à Presidência da República pelo PT Luiz Inácio Lula da Silva participou do desfile cívico da Independência do Brasil na Bahia, nas ruas de Salvador, na manhã deste sábado (2).

Lula, que não era esperado no ato público, chegou ao Largo da Lapinha por volta das 9h30. A agenda do candidato do PT conta ainda com um ato previsto para às 10h30 na Arena Fonte Nova. Ele chegou à capital baiana na sexta-feira (1).

Um multidão cerca o ex-presidente pelas ruas de Salvador. A seu lado, estão o governador da Bahia, Rui Costa, o pré-candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin, e o pré-candidato do PT ao governo do estado, Jerônimo Rodrigues (PT). Também está presente o senador Otto Alencar (PSD), candidato da chapa governista à reeleição no Senado.

Em sua conta oficial do Twitter, o pré-candidato Lula pontuou: “A independência do Brasil é resultado de uma luta que começou antes do 7 de setembro. Talvez em nenhum outro estado do Brasil a população tenha sido tão protagonista dessa história quanto na Bahia”.

Foto: Ricardo Stuckert/ Divulgação

BOLSONARO PASSEIA DE MOTO PELAS RUAS DE SALVADOR E DISCURSA EM TRIO ELÉTRICO

Bolsonaro primeiro percorreu as ruas da capital baiana acompanhando uma motociata. Depois, em cima de um trio elétrico, discursou: “Dizer que o Nordeste é uma parte importantíssima do nosso Brasil. Somos um só povo, uma só raça. Cada um tem o seu credo, mas mais de 90% acreditam em Deus”, disse o presidente.

Ele também afirmou que o Nordeste é parte “importantíssima” do país, e que as pessoas vão sentir “no ano que vem” benefícios do que ele chamou de “vitória da nossa economia”.

Bolsonaro argumentou que o país viveu o impacto da economia e que, pouco a pouco, a economia começa a melhorar: “Podem ter certeza, os benefícios disso, aos poucos vamos estendendo para toda a população. No ano que vem, vocês sentirão já o benefício da vitória da nossa economia”.

A concentração para o passeio com o presidente começou por volta das 8h. Por cerca de uma hora, ele seguiu para Parque dos Ventos.

De acordo com a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), um bloqueio no trânsito foi feito próximo ao Farol da Barra. O trânsito foi progressivamente liberado conforme as motocicletas passaram pelo trecho do evento.

Ainda está previsto que, ao término dos discursos, Bolsonaro participe de uma cerimônia de imposição de insígnias da Ordem do Rio Branco ao espírita Divaldo Franco, fundador da Mansão do Caminho, na Base Aérea de Salvador.

Foto: Divulgação

CIRO GOMES PARTICIPA DE DESFILE CÍVICO

Pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT) também participou do desfile cívico da Independência do Brasil na Bahia, nas ruas de Salvador. Ciro chegou ao Largo da Lapinha por volta das 8h30.

Ciro encontrou apoiadores e posou para fotos. Além dele, Simone Tebet (MDB) e Lula também participaram do desfile em direção ao Centro Histórico de Salvador. Tebet e Ciro se encontraram no desfile e se cumprimentaram.

Em seu Twitter, o pré-candidato manifestou: “Pelas ruas da Bahia, meu coração explode de alegria, com o carinho e a vibração do provo baiano. Viva o 2 de Julho! Viva o Brasil livre e independente!”.

A comitiva de Ciro no desfile contou com o deputado estadual, Léo Prates, e do presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça.

Foto: Reprodução/Twitter

*G1 Bahia

Comentários

Leia também

Política
Quase 1,3 milhão declararam algum tipo de deficiência nas eleições deste ano, diz TSE

Quase 1,3 milhão declararam algum tipo de deficiência nas eleições deste ano, diz TSE

Este é um aumento de 35% comparado com às eleições de 2018.
Política
Lula indica preferência por Mauro Vieira no Palácio do Itamaraty

Lula indica preferência por Mauro Vieira no Palácio do Itamaraty

Ex-chanceler de Dilma Rousseff teria o apoio de Celso Amorim, que deve ser ocupar um cargo...
Política
Rui Costa expressa solidariedade às famílias baianas afetadas pelas fortes chuvas

Rui Costa expressa solidariedade às famílias baianas afetadas pelas fortes chuvas

Através de suas redes sociais, o governador também explicou quais medidas serão tomadas...