Programa De Olho na Cidade

Governo
09/11/2019 - 13:25

Voluntários da Defesa Civil são capacitados sobre trabalho em alturas

Feira de Santana
Voluntários da Defesa Civil são capacitados sobre trabalho em alturas
Uma simples troca de lâmpada em casa parece uma atividade normal, mas pode ser muito perigoso para quem faz. Visando prevenir esse tipo de acidente e também os riscos da não utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) por parte de trabalhadores, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, promoveu mais um curso de capacitação para pessoas envolvidas no programa #souvoluntário – A Defesa Civil Somos Todos Nós.
 
A ideia central é realizar um trabalho permanente com os voluntários, tornando-os replicadores de informações junto a população. O tema tratou da NR – 35 (Normas Regulamentares), que versa sobre o trabalho em alturas. O facilitador foi o técnico em Segurança do Trabalho, Sérgio Aras. A capacitação foi realizada na Igreja do Avivamento Bíblico durante todo o dia.
 
O técnico destaca que é “necessário entender os aspectos da norma, empresarial e prática, desde uma troca de lâmpadas até uma montagem de árvore de natal, assim como o trabalho de alguns profissionais”. “Essa é a importância que fez a Defesa Civil escolher esse tema. Mostrando o que acontece na realidade”, afirma.
 
A sala estava repleta de voluntários. Muitos deles são profissionais já envolvidos com assuntos semelhantes. Um deles é o bombeiro civil Jefferson Lobo. “Esse é um programa que futuramente vai fazer a diferença para quem vai atuar na prevenção de desastres e acidentes”, salienta.
 
Segundo ele, “é sempre bom participar destes cursos, pois as normas estão sempre sendo atualizadas. As pessoas acham que sabe, mas quando participa do curso percebe que teve mudanças. Tem que reciclar”, reforça.
 
O Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Feira de Santana, Pedro Américo, informou ainda que mais cursos ainda serão oferecidos para os voluntários. Um dos próximos tratará sobre Noções Básicas de Defesa Civil, com o intuito de munir as pessoas sobre as ações e atuações do órgão.
 
O prefeito Colbert Martins Filho destaca a importância da iniciativa. “Nós queremos preparar essas pessoas para também nos ajudar a formar uma cidade resiliente".

Comentários

Leia também