Programa De Olho na Cidade

BAHIA AQUI ? TRABALHO
08/10/2019 - 12:05

Campanha promove conscientização para o câncer de mama no centro de Feira

Junto com um panfleto informativo sobre dados do câncer de mama, pipocas foram distribuídas com a mensagem de compartilhar e cuidar.
Saúde
Campanha promove conscientização para o câncer de mama no centro de Feira
No mês outubro, quando é lembrada a importância dos cuidados preventivos ao câncer de mama, muitas ações e iniciativas são realizadas para chamar a atenção para esse assunto. Sabendo a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, o Portal Centro de Saúde realizou uma campanha no centro de Feira de Santana, durante todo o dia de ontem (7), chamando a atenção para o ato de compartilhar as informações referentes ao assunto. 
 
Junto com um panfleto informativo sobre dados do câncer de mama, pipocas foram distribuídas com a mensagem de compartilhar e cuidar. Saúde e bem-estar deve ser preocupação de todas as pessoas e em todos os momentos, por esse motivo a importância de não apenas mulheres, mas também toda a família, se atentar para esse assunto, não só no mês de outubro, mas em todos os meses do ano.
 
A ação chamou atenção. Homens, mulheres, famílias, todos que passavam pela Rua JJ Seabra e pela Praça João Pedreira, onde a barraquinha da pipoca ficou instalada durante manhã e tarde, paravam para pegar um saquinho de pipoca e ficar sabendo de mais informações sobre o câncer de mama, doença que, segundo dados do Ministério da Saúde, deve registrar quase 60 mil novos casos somente neste ano de 2019. 
 
Prevenção
O Ministério da Saúde recomenda que mulheres com 50 a 69 anos realizem a mamografia de rotina, uma vez a cada dois anos. Além disso, outros exames também são de muita importância na prevenção e diagnóstico precoce da doença para mulheres de todas as idades. Papanicolau (preventivo), ultrassom Pélvico e transvaginal, exames de colposcopia e urocultura, além de exames de laboratório, devem ser realizados anualmente, assim como a consulta ginecológica.
 
Sinais e sintomas
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os principais sinais e sintomas da doença são caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos; e pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Comentários

Leia também