Programa De Olho na Cidade

BAHIA AQUI ? TRABALHO
11/09/2019 - 06:22

Ocupação artística comemora aniversário do Centro de Cultura Amélio Amorim

Programação terá lançamento de livro, oficinas, exposições, apresentações de circo e shows
Cultura
Ocupação artística comemora aniversário do Centro de  Cultura Amélio Amorim
A Ocupação Artística Jerimum Cultural vai comandar a comemoração dos 27 anos do Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana. O foyer e jardim do espaço cultural receberão uma extensa programação com lançamento de livro, oficinas criativas, apresentações da Cia Cuca de Teatro e shows de Roça Sound, Roberto Kuelho, Tambores Urbanos e DJ Lerry. O evento acontecerá no dia 14 de setembro, sábado, a partir das 10h e, para ter acesso, basta levar um quilo de alimento não perecível ou uma peça de roupa para doação a instituições filantrópicas. A realização é do Centro de Cultura Amélio Amorim, Coletivo Cultural O Beco é Nosso e Cia Cuca de Teatro, com apoio do Sesc.
 
A programação terá início com o lançamento do livro “Um lugar para os espaços culturais: Gestão, territórios, público e programação” (Editora EDUFBA), que contará com as presenças das feirenses Aloma Galeano e Maylla Pita, autoras do artigo “Do Amélio ao Beco: Avanços e desafios para a gestão de espaços culturais em feira de Santana”. Também estarão presentes dois dos três organizadores do livro, Plínio Rattes e Nathalia Leal.
 
A atividade segue com a realização das oficinas gratuitas de grafite, pulverografia, turbante e barbearia, além das aulas abertas de swing baiano e dança de salão e apresentação de dança do ventre. Para o público infantil, a Cia Cuca de Teatro fará apresentações de teatro e arte circense e o Projeto Quintal Infâncias ensinará às crianças as brincadeiras de antigamente. A programação conta ainda com exposições artísticas e musicais de Zé das Congas, do artista português Kokife e da artesã Liliane Sandra.
 
Lançamento de livro – Lançado este ano pela Edufba e organizado por Giuliana Kauark - que é ex-diretora de Espaços Culturais da SecultBA - Plínio Rattes e Nathalia Leal, o livro reúne artigos que mostram a necessidade de enxergar os espaços culturais de maneira estratégica para o desenvolvimento da cultura nos territórios. Os artigos que compõem a obra giram em torno de temas como gestão, territórios, público e programação, apresentando uma diversidade de abordagens que revela a complexa e dinâmica realidade dos espaços culturais. 
 
Cia Cuca de Teatro – Formada por artistas independentes que trabalham desde 1998 com teatro para a infância e juventude, a Cia é conveniada com o Governo do Estado da Bahia, através do Projeto Cultura Mais Circo, que é um dos Pontos de Cultura do território Portão do Sertão.
 
Roça Sound – Influenciados pelo contexto popular jamaicano e pela cultura nordestina, o Roça Sound é um grupo de Sound System (Sistema de Som) composto por DJ’s e MC’s que conduzem gêneros musicais como Ska e Rocksteady, ancestrais do Reggae e Dub, além de batidas mais contemporâneas como Dancehall e Bahia Bass.
 
Roberto Kuelho – Cantor e compositor feirense, Kuelho fez sucesso como vocalista do grupo Xero Mole e, desde 2016, lançou-se em carreira solo cantando ritmo que ele define como “pop com dendê”, misturando gêneros como axé, reggae, pagode, samba-reggae.
 
DJ Lerry – Multi-instrumentista, DJ e produtor musical feirense, em 2017, ele lançou seu primeiro EP “TABATENU”, com destaque para a música “Pagotrance”, que também apelida a vertente criada por Lerry, onde o produtor mistura estilos de grande inserção na Bahia, o pagode e o Psytrance.
 
Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br
 
SERVIÇO
Ocupação Artística Jerimum Cultural
Local: Centro de Cultura Amélio Amorim, Feira de Santana – BA
Data: 14 de setembro, sábado
 
FOYER
10H - Lançamento Livro “Um lugar para os espaços culturais: Gestão, territórios, público e programação” (Editora EDUFBA)
 
JARDIM LATERAL
10h30 - Apresentação do Projeto Tambores Urbanos
11h - Projeto Quintal Infâncias como um espaço KIDS
 
Oficinas, exposição "A Repercussão do Som" do mestre Zé das Congas,            Exposição Kokife de Mário Grangeon Carcomo Lobo, e Exposição da artesã Liliane Sandra.
 
11h30 - Apresentação do Ponto de Cultura Mais Circo - Cia Cuca de Teatro 
12h - Show musical de Roberto Kuelho
13h30 - Aulão de Swing Baiano com Luciano Mello
14h - Aulão de Dança de Salão com Lícia
14h30 - Apresentação musical DJ Lerry
15h30 - Apresentação musical Roça Sound
17h  - Apresentação Dança do Ventre com Isis Dandara 

Comentários

Leia também