Programa De Olho na Cidade

14/08/2019 - 17:25

Câncer de Pulmão: apenas 15% dos casos são descobertos com pré-diagnóstico

Saúde
Câncer de Pulmão: apenas 15% dos casos são descobertos com pré-diagnóstico

Gabriel Dallas

"O Câncer de Pulmão é assintomático. Apenas 15% dos casos são descobertos com um pré-diagnóstico. Na maioria das vezes, ele só é descoberto em estágio avançado". O alerta é da médica pneumologista Dr. Luciana Alves.
 
Segundo levantamento recente divulgado pela Agência Brasil - órgão da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), 86% dos pacientes com a doença no país só descobrem o câncer em fase avançada - dado reforçado pela especialista entrevistada pelo De Olho Na Cidade. De acordo com ela, a negligência é o principal fator da situação de descaso com os sintomoas.
 
"Dor no peito, tosse prolongada, falta de ar, entre outros fatores devem servir de alerta para o paciente procurar o médico, identificar a causa e tratar o problema", disse.
 
O diagnóstico tardio, com a doença em estágio avançado, diminui a expectativa de vida do paciente. No caso dos tumores identificados no estágio inicial, a expectativa de vida diminui consideravelmente. 
 
No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor que mais mata. Grande parte do tumor está relacionado com o tabagismo.
 
"O cigarro está relacionado diretamente as doenças pulmonárias crônicas que reduzem as atividades laborais do indivíduo", informou a pneumologista.
 
Informações do radialista Jorge Biancchi

Comentários

Leia também