Programa De Olho na Cidade

BAHIA AQUI ? TRABALHO
06/06/2019 - 05:52

Multiplicar renda exige organização, diz consultor financeiro

As pessoas precisam ter, além do recurso para as necessidades básicas, reservas financeiras para investimentos e para necessidades urgentes.
Reportagens Especiais
Multiplicar renda exige organização, diz consultor financeiro
Sair do aperto financeiro é possível para qualquer família, independente de renda. Segundo o palestrante, analista comportamental e de competências André Fernandes, qualquer casal pode ter qualidade de vida, mas precisa ser disciplinado financeiramente.
 
“Muitos casais brigam por causa de dinheiro porque não sabem gerenciar as suas rendas. O dinheiro tem que ser junto”, orientou André. 
 
O palestrante, que também é coach, diz que as famílias precisam ter, além do recurso para as necessidades básicas, reservas financeiras para investimentos e para necessidades urgentes. 
 
André orienta que, depois de somar as rendas o casal precisa reservar valores determinados para aplicações financeiras que tenham rendimento maior, afim de garantir um futuro mais tranquilo. Já para a educação, o investimento deve ser em torno de 10%. Cinco por cento seria o recomendado para ajudar o próximo e 10% para uma poupança de longo prazo a ser usada em viagens, troca de carro e compra de uma casa própria. Para diversão o percentual seria de 10%. Segundo André, as necessidades básicas da família, a exemplo de gastos com supermercado, não podem ultrapassar 55% da renda do casal.
 
O palestrante defende que até para os assalariados a receita para organizar as contas do mês é possível. “É preciso fazer apenas uma adequação. O prazo para uma viagem mais longa, por exemplo, não precisa ser um ano, mas até três. Dá pra fazer a economia sim. Existe uma regra básica: é preciso começar. Se não, não vamos nos disciplinar nunca”, explicou André.

Comentários

Leia também