Programa De Olho na Cidade

15/05/2019 - 17:36

Pirelli anuncia investimento de 120 milhões de euros em fábricas de Feira e Gravataí

O presidente do Sindicato dos Borracheiros do Estado da Bahia, Adelban Cerqueira, divide opinião quanto ao anuncio da fábrica.
Feira de Santana
Pirelli anuncia investimento de 120 milhões de euros em fábricas de Feira e Gravataí
Gabriel Dallas
 
A italiana Pirelli anunciou nesta segunda-feira (13) o fechamento de sua planta em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com comunicado enviado pela empresa, a produção de pneus de moto que está há mais de 40 anos no Rio Grande do Sul será transferida para Campinas (SP). O processo deve ser concluído até 2021.
 
Além do fechamento e transferência da fábrica, a Pirelli anunciou o investimento de 120 milhões de euros compartilhado entre as fábricas em Campinhas e Feira de Santana. O presidente do Sindicato dos Borracheiros do Estado da Bahia, Obedan Cerqueira, divide opinião quanto ao anuncio da fábrica.
 
"Ficamos tristes e alegres ao mesmo tempo. Triste pelos funcionários demitidos (900 empregados) na unidade gaúcha em solidariedade aos colegas, e alegre pelo investimento em Feira de Santana", disse o presidente que aguarda mais geração de emprego no município.
 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Artefatos de Borracha de Gravataí, Flávio de Quadros, diz que foi pego de surpresa pela notícia e que vai buscar reverter a situação.
 
Segundo ele, além dos 900 empregos diretos, a empresa gera outros 300 indiretos.
A Pirelli alega que a reorganização busca, especialmente, o fortalecimento da fábrica de Campinas, que atualmente concentra exclusivamente a produção de pneus para carros, e que a medida permitirá a contratação de aproximadamente 300 pessoas até 2022.
 
Informações do radialista Jorge Biancchi 

Comentários

Leia também