Programa De Olho na Cidade

BAHIA AQUI ? TRABALHO
21/03/2019 - 17:39

Câncer de útero não tem sintomas na maioria das vezes, alerta enfermeira

Março Mulher
Câncer de útero não tem sintomas na maioria das vezes, alerta enfermeira

Kleiton Costa

Alvo da campanha dos órgãos de saúde durante o Março Lilás, o temido câncer de colo de útero não apresenta sintomas na maioria das vezes. Essa característica da doença deve servir de alerta para as mulheres, segundo a enfermeira Carolina Reis, que atua no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) de Feira de Santana.

“É uma doença que se desenvolve de forma assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. É totalmente ‘prevenível’, basta realizar os exames de rotina anualmente”, disse Carolina.

A enfermeira explica ainda que o sedentarismo e o tabagismo são fatores que influenciam o surgimento do câncer de útero, mas o mais decisivo é o vírus HPV, transmitido através de relações sexuais.

Carolina salienta, entre as medidas de prevenção, o uso de preservativos nas relações sexuais e a vacina contra o HPV voltada aos adolescentes. Porém, segundo ela, uma grande uma grande quantidade de jovens ainda resiste em receber a vacina. “É preciso incentivar essa consciência, porque há também câncer de pênis e o HPV é o principal causador do câncer entre as mulheres”, disse a enfermeira.

Comentários

Leia também