Programa De Olho na Cidade

GOVERNO - NOTA PREMIADA - 02
14/03/2019 - 17:42

Mulheres precisam cuidar da saúde emocional, alerta psicóloga

Março Mulher
Mulheres precisam cuidar da saúde emocional, alerta psicóloga

Kleiton Costa

Um turbilhão de sentimentos costuma atormentar as mulheres pelo menos uma vez ao mês. A famosa TPM mexe com o bom humor e auto estima delas. Para amenizar esses problemas, a mulher precisa cuidar da sua saúde emocional.

A psicóloga Kátia Passos explica que a saúde emocional consiste em uma sensação de bem estar, fruto de quem sabe ou aprende a gerenciar as emoções.

“Quando estou com saúde tenho bem estar. Quando pensamos em emoções, no sistema límbico as pessoas sentem de forma particular. Uma situação igual é sentida de forma diferente por cada mulher: um trauma, um divórcio, enfim. A mulher deve se conhecer, saber o que ela tem de limitação e de possibilidades”, explicou Kátia.

A psicóloga explica que as mulheres têm um fator a mais que favorece os problemas psicológicos e emocionais. “Muitas mulheres vivem de forma diferenciada pela questão de hormônios. Isso influencia muito na relação domiciliar e no trabalho, refletindo na saúde emocional da mulher. Além disso, a gestação também mexe muito com a questão hormonal”.

Como forma de amenizar os problemas, a orientação da psicóloga é buscar uma rotina mais leve e ajuda de profissionais de saúde. Segundo Kátia, é importante que a mulher estimule a sua autoestima, inclusive fortalecendo amizades e cultivando novas relações. A compreensão dos mais próximos também é fundamental.

Comentários

Leia também