Programa De Olho na Cidade

GOVERNO - NOTA PREMIADA
25/01/2019 - 07:22

Aumenta confiança dos comerciantes baianos no início deste ano

O Icec mensal na Bahia alcançou 114,5 pontos em janeiro -o maior índice desde março de 2018 quando a confiança atingiu um patamar similar
Economia
Aumenta confiança dos comerciantes baianos no início deste ano
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
Seguindo a tendência nacional, os comerciantes baianos começaram 2019 mais otimistas. É o que revela o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), do mês de janeiro, apurado pela Fecomércio-BA e CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
 
O Icec mensal na Bahia alcançou 114,5 pontos em janeiro -o maior índice desde março de 2018 quando a confiança atingiu um patamar similar. Já a média nacional obteve 120,9 pontos em janeiro, que foi o maior índice para este mês desde o ano de 2014.
 
Ante ao mesmo mês do ano anterior, a confiança do empresário baiano do setor terciário aumentou 4,9%. De acordo com a pesquisa, 51,9% dos entrevistados acreditam que a expectativa para a economia brasileira “melhorou um pouco”, enquanto que 42,4% dos empresários baianos disseram que as condições atuais da empresa também “melhoraram um pouco”.
 
No que tange à expectativa para o comércio, 49,5% da amostra deu a mesma resposta. Um dos subíndices mais importantes, que mede a expectativa de contratação de funcionários, apontou que a intenção de contratar “aumentou pouco” para 46,5% dos entrevistados.
 
“A valorização do real nas últimas semanas, a desaceleração dos preços e a atual trajetória de queda do desemprego favorecem o consumo neste início de ano, justificando a percepção mais positiva das vendas por parte dos empresários do comércio”, afirma Fabio Bentes, economista-chefe da CNC.

Comentários

Leia também