Programa De Olho na Cidade

30/11/2018 - 17:55

Menos de 10% dos homens fazem consultas preventivas, diz enfermeira

Novembro Azul
Menos de 10% dos homens fazem consultas preventivas, diz enfermeira

Kleiton Costa

Apenas 6 mil homens buscam fazer consultas preventivas em unidades de saúde públicas em Feira de Santana, segundo os dados mensais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Isso representa menos de 10% do público masculino cadastrado nos postos localizados nos bairros da cidade.

Segundo a SMS, as mulheres têm uma presença bem maior no consultório médico. Em média, 29 mil mulheres passam nas unidades de saúde, mensalmente, contra os 6 mil homens que vão ao médico.

A enfermeira referência em Saúde do Homem na SMS, Isabela Machado, explicou que, na campanha Novembro Azul, as unidades de saúde fizeram a chamada busca ativa aos homens. “Temos orientado que os profissionais criem estratégias para sair das unidades de saúde até locais onde os homens se concentram, em sinaleiras, bares, campos de futebol”, relatou a enfermeira.

Exames de toque e PSA

A biomédica e coordenadora técnica do Lade Laboratório, Luanda Menezes, ressalta a importância dos homens realizarem os exames do toque retal e do PSA para investigar se há indícios de doenças como o câncer de próstata.

“O PSA é uma proteína produzida pela próstata. Quando o nível dela está acima do normal, é sinal de alguma inflamação ou um câncer de próstata. É um exame complementar do toque retal. Por isso, é importante fazer os dois. O médico vai avaliar se é preciso fazer outros”, disse Luanda.


Coordenadora técnica do Lade Laboratório, a biomédica Luanda Menezes 

Durante a campanha Novembro Azul realizada pelo programa De Olho na Cidade (Sociedade News 102,1 FM), o Lade Laboratório disponibilizou exames de PSA gratuitos para 150 homens.

“Nos primeiros dias, rapidamente foram preenchidas as vagas. Valeu a pena porque esses homens passam a ficar mais atentos para procurar o profissional de saúde”, disse Lucas, administrador do Lade.


Lucas, administrador do Lade Laboratório



Comentários

Leia também