Programa De Olho na Cidade

08/11/2018 - 17:48

Profissionais de saúde buscam público masculino para checkup

Novembro Azul
Profissionais de saúde buscam público masculino para checkup
Coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), Vanessa Boaventura.

 

Kleiton Costa

Profissionais de diversas áreas estão mobilizados para atrair os homens até as unidades de saúde de Feira de Santana, como parte das atividades da campanha Novembro Azul. Apesar do aumento da procura pelas consultas e exames por parte do segmento masculino, ainda há muita resistência.

Segundo a coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), Vanessa Boaventura, os homens estão sendo incentivados pelos agentes comunitários de saúde, mas ainda há muito preconceito, principalmente em relação ao exame de toque, necessário para avaliação da próstata.

“As Unidades Básicas de Saúde são as portas da atenção básica. Trabalhamos com a prevenção e conscientizando os homens a procurar o médico e fazer os exames periódicos”, explicou Vanessa.

Quanto os riscos de problemas na próstata, caso alguma alteração seja percebida pelo clínico, o paciente será encaminhado ao urologista.

“Nós amos tentando desconstruir esse medo dos homens. O psicólogo é fundamental nisso porque a descoberta de uma doença pode provocar uma mudança radical na vida dele”, disse Vanessa.

Os homens interessados em um checkup na saúde devem procurar um posto mais próximo às suas residências. Devem levar RG e CPF ou o cartão SUS.

Comentários

Leia também